Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro comemora Dia de São Sebastião

Arquidiocese do Rio de Janeiro comemora Dia de São Sebastião

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 21-01-2011, Gaudium Press) Com participação maciça de seus fiéis, a Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou nesta quinta-feira, 20 de janeiro, na Catedral Metropolitana, a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. A festividade, que vem ocorrendo desde o dia 07, com peregrinação da imagem do santo pelas ruas da capital fluminense, culminou ontem no templo religioso com uma missa presidida pelo arcebispo, Dom Orani João Tempesta.

Dom-Orani.jpg
Dom Orani revelou toda a sua satisfação com a trezena pelo padroeiro da arquidiocese

A celebração religiosa foi dedicada às vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram acesas oitocentas velas, que levavam os nomes de alguns mortos em razão da tragédia no estado e também uma coroa de flores em intenção dos atingidos pelas chuvas. Em sua homilia, o arcebispo agradeceu a solidariedade da população do estado, que, desde a tragédia, transformou a festa de São Sebastião, “o mensageiro da paz”, em um grande gesto de fraternidade.

O prelado revelou também sua satisfação com a trezena pelo padroeiro da arquidiocese e desejou que, no desfecho do Dia de São Sebastião, depois de toda a missão popular e iniciando o Ano Pastoral, “o carioca seja inspirado pelos Santos para viver todas as situações da vida”. Neste sentido, Dom Orani lembrou aos fiéis presentes a história de São Sebastião e exortou a todos que se comprometessem com a missão do cristão, que cada um, conforme o prelado, deve buscar viver.

“Os santos são pessoas que seguiram a Cristo e que nos impulsionam a viver também o Evangelho, ao seguimento de Jesus. Quanto mais olhamos para suas vidas, mais nos entusiasma a sermos cristãos. Precisamos perceber que hoje nossa missão de cristão é agir nesta cidade dando nosso testemunho de vida cristã”, disse o prelado e acrescentou: “Eu espero que vocês digam seu sim, cada um veja seu papel, seu dom e possa compartilhar para construir a vida fraterna”.

Concluindo sua homilia, Dom Orani citou o tema da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade a vida no planeta” e alertou os fiéis que não estamos tratando bem do único mundo no qual temos para viver. Fazendo menção à tragédia no Rio de Janeiro, disse: “Temos que conviver com tantas catástrofes, como as recentes na região serrana. Além de São Sebastião nos chamar para sermos Mensageiros da Paz, de nos chamar à solidariedade, ele nos chama também para a responsabilidade do planeta”, concluiu.

A arquidiocese do Rio de Janeiro angariou 204 toneladas de donativos e R$ 174 mil para ajudar as vítimas das chuvas na região serrana do estado.

Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas