Gaudium news > Cardeal representará o Papa nos 400 anos de universidade com maior número de estudantes em um campus

Cardeal representará o Papa nos 400 anos de universidade com maior número de estudantes em um campus

Kard%20Grocholewski.jpg
Cardeal Grocholewski celebrará missa de agradecimento no dia 28 de janeiro na Praça Maior de Manilla

Manila (Sexta-feira, 21-01-2011, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade “São Tomás” em Manila, nas Filipinas, celebra este ano o IV centenário de sua fundação. Nesta ocasião, para celebrar a memória litúrgica do padroeiro da universidade, uma missa especial será presidida no dia 28 de janeiro pelo prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Zenon Grocholewski, enviado e representante especial do Papa no evento.

A universidade de Manila tem suas origens em um seminário colégio para os futuros sacerdotes, fundado em 24 de junho de 1605 pelo bispo dominicano Miguel de Benavides. A universidade em si foi instituída em 18 de abril de 1611 – trata-se da mais antiga universidade da Ásia. E hoje compreende, segundo a própria instituição, a maior população de estudantes em um único campus no mundo: 41.653 alunos.

A “alma mater” já foi visitada por dois pontífices: Paulo VI e João Paulo II. Entre os seus alunos estão diversos ex-presidentes das Filipinas – Manuel Luis Quezon, Sergio Osmeña, Jose P. Laurel e Diosdado Macapagal – chefes da Corte suprema, senadores, congressistas, arquitetos, escritores, etc.

As celebrações do IV Centenário da fundação começaram em dezembro de 2009. A missa de agradecimento será celebrada no próximo dia 28 de janeiro pelo cardeal Grocholewski na Praça Maior de Manilla. Será precedido por uma grande procissão em honra à Nossa Senhora do Rosário. As diferentes celebrações e homenagens pelo aniversário estão previstas para até janeiro de 2012.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas