Gaudium news > Diocese de Guarapuava promove festa pela padroeira, Nossa Senhora de Belém

Diocese de Guarapuava promove festa pela padroeira, Nossa Senhora de Belém

catedral nossa senhora de belém.jpg
Catedral Nossa Senhora de Belém sediará a novena em preparação à festa da padroeira

Guarapuava (Quarta-Feira, 19-01-2011, Gaudium Press) A diocese de Guarapuava, no estado do Paraná, prepara-se para comemorar no dia 2 de fevereiro a festa de sua padroeira e também padroeira da cidade, Nossa Senhora de Belém. O evento religioso, que faz parte da tradição de Guarapuava, terá como tema: “Uma Igreja em construção e em permanente estado de missão”.

Em preparação para a festa será realizada uma novena de 24 de janeiro a primeiro de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora de Belém. A novena, cujo tema é “Fazei discípulos meus”, terá a cada noite haverá uma intenção especial direcionada a profissionais de diferentes áreas de atuação. Todo o lucro arrecadado será investido na construção da nova Catedral. Ainda nos dias 27 e 28 de janeiro será realizada a benção dos veículos.

Já no dia da festa, 02 de fevereiro, a programação iniciará às 9h30 com missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva. Na sequência, haverá a benção das velas e procissão. Por volta das 12h começa o almoço de confraternização e, logo após, terão início os festejos populares. Às 19hs será celebrada uma missa solene de Ação de Graças.

História da Festa de Nossa Senhora de Belém

imagem de nossa sra de belém.jpg
Imagem de Nossa Senhora de Belém

Juntamente com a primeira povoação de Guarapuava, em Atalaia, foi instalada a igreja como Capela Curada. A primeira missa aconteceu às 10 horas da manhã do dia 10 de junho de 1810 e embora a Diocese de Guarapuava tenha sido criada em 1965 e instalada somente em 1966, quando a Paróquia Nossa Senhora de Belém passou a ser também a Catedral da Diocese de Guarapuava, pode-se considerar que a cidade contou com a tradição religiosa desde a sua povoação.

A imagem de Nossa Senhora de Belém chegou a Guarapuava, como conta a tradição, no ano de 1818, pelas mãos de Laura Rosa da Rocha Loures. A primeira festa da padroeira aconteceu no ano de 1989, e, desde então, o evento faz parte da tradição da cidade e tem grande importância histórica, pois é a única festa que permaneceu no calendário diocesano, preservando a memória e a identidade do município.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas