Gaudium news > Episcopado argentino envia comunicado de alerta contra a exploração infantil

Episcopado argentino envia comunicado de alerta contra a exploração infantil

Buenos Aires (Terça-feira, 17-01-2011, Gaudium Press) Devido ao grande número de turistas que têm visitado a capital argentina, Buenos Aires, e outras regiões do país nesta época do ano, a Comissão Episcopal de Migrações e Turismo da Conferência Episcopal Argentina resolveu publicar um comunicado no qual adverte a população sobre o chamado “turismo sexual” e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com informações da Agência Informativa Católica Argentina (Aica).

Segundo a nota da Comissão Episcopal, a exploração sexual de crianças e adolescentes, que já é um “flagelo para tantas outras nações, começou a ser também para a Argentina” com o forte incremento de turistas nos últimos anos. “Em nosso país o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescente é um delito e se reprime com prisão de até 15 anos”, afirmam.

Mesmo assim, os crimes continuam ocorrendo. Conforme os prelados, em âmbito mundial, a estimativa é de que cerca de 1 milhão de crianças caiam na prostituição todos os anos. Nesse sentido, os bispos da Comissão Episcopal apelam aos legisladores de seu país para que formulem leis que tornem mais explícitas informações relativas ao delito em aeroportos, portos e terminais de transporte terrestre. “Exemplo disso é atitude assumida pelo Conselho Deliberante do Rio Grande (Argentina) que emitiu uma ordem regulando a entrada de menores em hotéis”, dizem.

A Comissão Episcopal de Migrações e Turismo declara que considera a problemática do turismo sexual e da exploração sexual infantil um desafio “que não pode ser ignorado, dado o período de viagens e férias de turistas que se está vivendo em todo o país”. Por fim, os prelados afirmam que acreditam ser “importante alertar para esta realidade” e solicitam a “colaboração de todas as pessoas de boa vontade para a prevenção e detecção de caso de exploração sexual de crianças e adolescente, realizando denúncias chamando ao 911”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas