Gaudium news > Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes peregrina por igrejas de Porto Alegre

Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes peregrina por igrejas de Porto Alegre

imagem de Nossa Sra dos Navegentes.jpg
Imagem peregrina permanecerá em cada paróquia visita por um dia

Porto Alegre (Terça-Feira, 04-01-2011, Gaudium Press) Como já é tradição na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, uma série de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes antecede a procissão do dia 02 de fevereiro, que está na sua 136ª edição e é considerada a maior festa religiosa do Sul do país. Dando início às atividades, a Irmandade de Navegantes, organizadora da festa, repetirá a estratégia de 2010, promovendo uma peregrinação da imagem da santa pelas paróquias e comunidades da capital e região metropolitana.

De acordo com o pároco do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, Padre Remi Maldaner, a imagem peregrina passará por diversas paróquias onde ela permanecerá por um dia, com a finalidade de despertar e avivar a devoção a Nossa Senhora e preparar a grande festa em fevereiro. “Essa iniciativa da visita da imagem pelas paróquias da região é também uma forma de criar uma consciência de que ela é a Mãe de Deus e Mãe da Igreja”, completa o sacerdote.

Enfatizando o que Nossa Senhora representa para o povo católico do Rio Grande do Sul, padre Remi explica que a Virgem dos Navegantes é a santa mais popular e uma das mais antigas devoções que se cultiva no estado. “Em Porto Alegre ela tem uma presença de 140 anos com festas e procissões”, ressalta o religioso, que ainda justifica que esse fato faz com que a devoção popular seja esperada todos os anos com fervor e alegria, atingindo toda a região metropolitana.

A festa, que tem como lema “Como Maria, acolhemos a Palavra”, é declarada Patrimônio Imaterial da cidade de Porto Alegre e há mais de um século mobiliza toda a população. No último domingo, dia 02 de janeiro, acompanhada de fiéis, a imagem foi transportada do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes até a paróquia São João Batista, dando início à peregrinação. Hoje às 17h a imagem sairá da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e permanecerá até amanhã na Paróquia São Geraldo.

O pároco destaca que, depois de todas as visitas realizadas, acontecerá no dia 23 de janeiro, às 17h, a Procissão do Translado, quando a imagem será levada até o Santuário do Rosário. No dia da festa, 02 de fevereiro, às 7h, terão início os festejos populares no Santuário do Rosário, e em seguida será realizada a procissão do retorno da imagem para o Santuário dos Navegantes.

Chegando ao seu lugar de origem, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, celebrará a missa festiva. Após a celebração, seguirão as homenagens e venerações a Santa Padroeira em dois locais, no Santuário e ao largo, onde se encontrará o maior número de participantes.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas