Cardeal Koch toma posse da diaconia do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Roma
Cidade do Vaticano (03-01-2011, Gaudium Press) O novo cardeal suiço, presidente do Pontifício Coselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Kurt Koch, tomou posse da diaconia de sua própria igreja titutar, confiada pelo Papa Bento XVI no dia 20 de novembro, durante a cerimônia de criação dos novos cardeais. A cerimônia aconteceu no último sábado à noite, no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, próximo a Praça Navona, em Roma.
Segundo cardeal Koch, unidade dos cristãos pode ser encontrada “apenas se a fizermos por Jesus Cristo na cruz”. |
Ao entrar no templo religioso, cardeal Kock deu um beijo no crucifixo. Logo depois abençoou os presentes e rezou diante do Santíssimo Sacramento. Em seguida, visitou a sacristia para a preparaão da Santa Missa. Nesta ocasião estava acompanhado do reitor do Santuário, padre Aldo Marcelo Ricciuti e do Capelão da Guarda Suiça Pontifícia, Dom Alain de Raemi. A celebração foi iniciada com a saudação do reitor do Santuário e com a entrega da bula da nomeação ao cardeal.
Em sua homilia, o cardeal Koch disse que a unidade dos cristãos pode ser encontrada apenas se a fizermos por Jesus Cristo na cruz”. Dom Kurt Koch afirmou também que Maria, Mãe de Deus, é um modelo para os cristãos. “Com um diálogo pessoal e silencioso com Deus, ela se tornou exemplo da fé obediente que nasce da Palavra de Deus” disse. Conforme o prelado suiço já na Sagrada Família se exprime o modesto início da Igreja.
Durante sua homilia, o cardeal falou também sobre a missão daqueles que integram o colégio cardinalício. “Os cardeais, em sua tarefa de adminstitrar os fiéis, são somente a expressão exterior de uma realidade interior da Igreja”, declarou. “Esta realidade interior se realiza na Eucaristia que une os fiéis onde é celebrada. Esta realidade foi feita presente na cruz de Cristo e é expressão da catolicidade da Igreja”, conplementou.
A cerimônia foi encerrada com a leitura do “Regito” e as assinaturas dos presentes: o cardeal Koch, o reitor do Santuário, o capelão de Raemy, e o comandante da Guarda Suíça Pontifícia, Daniel Rudolf Anrig. Estiveram presentes na celebração também, o oficial do Conselho Pontifício, Dom Mark Langham, e o novo capitão da Guarda Suiça, além de outros suíços.
A “diaconia” é uma antiga tradição, cujo o nome, de origem grega, significa “serviço”. Os cardeais são separados em três ordens: episcopal, presbiteral e diaconal. A diaconia é atribuida aos cardeais da Cúria Romana.
Deixe seu comentário