Gaudium news > Cardeal Koch toma posse da diaconia do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Roma

Cardeal Koch toma posse da diaconia do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Roma

Cidade do Vaticano (03-01-2011, Gaudium Press) O novo cardeal suiço, presidente do Pontifício Coselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Kurt Koch, tomou posse da diaconia de sua própria igreja titutar, confiada pelo Papa Bento XVI no dia 20 de novembro, durante a cerimônia de criação dos novos cardeais. A cerimônia aconteceu no último sábado à noite, no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, próximo a Praça Navona, em Roma.

Kurt Koch.jpg
Segundo cardeal Koch, unidade dos cristãos pode ser encontrada “apenas se a fizermos por Jesus Cristo na cruz”.

Ao entrar no templo religioso, cardeal Kock deu um beijo no crucifixo. Logo depois abençoou os presentes e rezou diante do Santíssimo Sacramento. Em seguida, visitou a sacristia para a preparaão da Santa Missa. Nesta ocasião estava acompanhado do reitor do Santuário, padre Aldo Marcelo Ricciuti e do Capelão da Guarda Suiça Pontifícia, Dom Alain de Raemi. A celebração foi iniciada com a saudação do reitor do Santuário e com a entrega da bula da nomeação ao cardeal.

Em sua homilia, o cardeal Koch disse que a unidade dos cristãos pode ser encontrada apenas se a fizermos por Jesus Cristo na cruz”. Dom Kurt Koch afirmou também que Maria, Mãe de Deus, é um modelo para os cristãos. “Com um diálogo pessoal e silencioso com Deus, ela se tornou exemplo da fé obediente que nasce da Palavra de Deus” disse. Conforme o prelado suiço já na Sagrada Família se exprime o modesto início da Igreja.

Durante sua homilia, o cardeal falou também sobre a missão daqueles que integram o colégio cardinalício. “Os cardeais, em sua tarefa de adminstitrar os fiéis, são somente a expressão exterior de uma realidade interior da Igreja”, declarou. “Esta realidade interior se realiza na Eucaristia que une os fiéis onde é celebrada. Esta realidade foi feita presente na cruz de Cristo e é expressão da catolicidade da Igreja”, conplementou.

A cerimônia foi encerrada com a leitura do “Regito” e as assinaturas dos presentes: o cardeal Koch, o reitor do Santuário, o capelão de Raemy, e o comandante da Guarda Suíça Pontifícia, Daniel Rudolf Anrig. Estiveram presentes na celebração também, o oficial do Conselho Pontifício, Dom Mark Langham, e o novo capitão da Guarda Suiça, além de outros suíços.

A “diaconia” é uma antiga tradição, cujo o nome, de origem grega, significa “serviço”. Os cardeais são separados em três ordens: episcopal, presbiteral e diaconal. A diaconia é atribuida aos cardeais da Cúria Romana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas