Gaudium news > Arcebispo paquistanês emite condolências por atentado contra equipe de críquete do Sri Lanka

Arcebispo paquistanês emite condolências por atentado contra equipe de críquete do Sri Lanka

Paquistão (Terça. 03-03-2009, Gaudium Press) Poucas horas após surgirem as primeiras informações sobre o atentado no Paquistão que matou pelo menos oito jogadores da seleção nacional de críquete do Sri Lanka e deixou mais de sete feridos, monsenhor Lawrence Saldanha, arcebispo de Lahore, cidade onde ocorreu o ataque, conversou por telefone com uma repórter da Rádio Vaticana.

O ataque ocorreu na manhã desta terça contra um ônibus da equipe de críquete do Sri Lanka. A emboscada aconteceu nas proximidades do estádio de Lahore, onde estava programada uma partida entre as equipes cingalesa e paquistanesa.

Segundo monsenhor Saldanha, o atentado foi bem arquitetado e não poupou sequer os policiais paquistaneses.

“Estamos muito abalados e chocados com este insensato ataque contra os jogadores de críquete do Sri Lanka. Infelizmente, cinco policiais também perderam suas vidas tentando defendê-los. Estamos profundamente entristecidos e entregamos as nossas condolências às famílias dos policiais e dos jogadores e rezamos para que os feridos se recuperem rapidamente. Novamente, estamos abalados e entristecidos pelo que aconteceu”.

A polícia ainda não tem informações sobre os autores do ataque e nenhum grupo reivindicou a autoria, as investigações apontam para similaridades entre o atentado de hoje e o ocorrido em Mumbai, na Índia, em novembro passado. Na ocasião, a Índia acusou extremistas paquistaneses da autoria dos ataques e o episódio acirrou a tensão entre Nova Délhi e Islamabad.

O críquete está para os países daquela região, como Índia, Paquistão e Sri Lanka, como o futebol está para o Brasil. Muitos dos jogadores das seleções nacionais daquele esporte são ídolos em seus e em outros países.

“É muito estranho, porque os cingaleses são muito populares por aqui. Sempre tiveram uma ótima relação com o público, são muito queridos. Além disso, são também asiáticos, motivo que também gera afinidade entre nós, paquistaneses, e eles. Enfim, eram muito bem vistos. E foi um gesto muito positivo virem jogar aqui no Paquistão, já que há um ano o país não sediava um amistoso”, conta o religioso.

O atentado acontece em um momento de extrema fragilidade política e humanitária naquela região do sudeste asiático.

No Sri Lanka, o governo enfrenta os rebeldes do Tigre Tâmil na capital Colombo, em uma ofensiva que já matou e desabrigou milhares de pessoas. A Índia, que não mantém boas relações com o Paquistão por disputas de terra envolvendo a região da Caxemira, acusa o vizinho de abrigar terroristas e atribuiu o atentado de Mumbai a militantes islâmicos treinados no Paquistão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas