Gaudium news > Novo arcebispo do Rio de Janeiro afirma que a violência é uma preocupação de toda a Igreja no Brasil

Novo arcebispo do Rio de Janeiro afirma que a violência é uma preocupação de toda a Igreja no Brasil

Rio de Janeiro (Terça, 03-03-2009, Gaudium Press) O arcebispo eleito da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, afirmou, em artigo, que a violência no Rio não é uma preocupação apenas sua, mas de toda a Igreja Católica no Brasil. Neste ano, a Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá debater, entre outros assuntos, a segurança pública.

Segundo dom Orani, não existem “soluções mágicas” para grandes questões de comportamento social e, principalmente, para as mudanças sociais que aconteceram na sociedade. “O Evangelho vivido com liberdade cristã, sem fanatismos e fundamentalismos, é um caminho seguro para uma convivência de paz”, declarou.

No mesmo artigo, Dom Orani, que assume a arquidiocese do Rio no dia 19 de abril, acrescentou que o que não faltam são orientações da Igreja Católica para a questão da segurança pública, mas admitiu que o tema da Campanha da Fraternidade de 2009 é um desafio enorme, “que não conseguiremos resolver em um ano”.

Por isso mesmo, recordou Dom Orani em seu artigo, a CNBB se propôs a apresentar, no final da Campanha da Fraternidade, um “projeto de estado que – a curto, médio e longo prazo – dê passos firmes na direção da construção da sociedade com que sonhamos”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas