Gaudium news > Catedral de Petrópolis reinaugura órgão musical

Catedral de Petrópolis reinaugura órgão musical

Petrópolis (Terça-feira, 21-12-2010, Gaudium Press) O órgão da Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, Rio de Janeiro, foi reinaugurado nesta segunda-feira, 20, com uma missa solene presidida pelo bispo local, Dom Filippo Santoro. Ao final da celebração, o maestro Marco Aurélio Lischt, acompanhado pelo Coral dos Canarinhos fez uma apresentação musical, marcando a entrega oficial do novo equipamento.

“Com muita alegria reinauguramos o órgão da Catedral, fazendo com que Petrópolis volte a ter e ouvir a beleza deste majestoso instrumento musical, que não podia mais permanecer em silêncio”, destacou Dom Felippo.

Segundo o pároco do templo religioso, padre José Augusto Carneiro, há muito tempo se vinha trabalhando pela manutenção e restauro de toda Catedral. “E agora o órgão, voltando a tocar irá trazer para a liturgia da Igreja um novo brilho”, disse o sacerdote que fez questão de destacar o empenho de Dom Felippo na restauração do órgão.

O órgão

O órgão da Catedral é um o complexo instrumento com 33 registros distribuídos em três teclados manuais e um de pedal. Possui 2.227 tubos, tendo os maiores o tamanho de 7 metros e os menores apenas 29 centímetros. Foi projetado e construído no Rio de Janeiro, com materiais e mão de obra nacionais, pelo artista organeiro Guilherme Berner, introdutor da indústria do órgão no Brasil.

Montado sobre vigas de ferro, na nave posterior do templo, pesa 9 toneladas, medindo 8 metros de largura por 9 de altura. A ligação elétrica entre as diversas partes é feitas por cabos que chegam a 15 km de fios. Foi instalado pela primeira vez em fevereiro de 1937.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas