Gaudium news > Mexicanos comemoram o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Mexicanos comemoram o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Cidade do México (Segunda-feira, 13-12-2010, Gaudium Press) Cerca de 150 mil pessoas estiveram neste domingo, 12, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na cidade do México, capital mexicana, para comemorar a festa da padroeira do país. Durante todo o dia, a Igreja ficou repleta de fiéis que foram recordar a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe a San Juan Diego em 1531 em uma colina da localidade de Tepeyac.

Desde o dia 21 de novembro – dia em que foram abertas oficialmente as festividades – mais de 500 mil pessoas estiveram no Santuário e procuraram, de alguma forma, deixar registrado o seu agradecimento à padroeira. Muitos agradeciam por ter encontrado uma solução para seus problemas financeiros, já que o país está passando por uma grave crise econômica e o índice de desemprego é elevado. Outros deixavam registrado seu pedido de intercessão por um problema de saúde.

Durante 22 dias, as peregrinações tomaram conta da principal avenida que dá acesso ao Santuário e em todo o trajeto era possível ver a devoção dos fiéis que deixavam na calçada flores em homenagem a Nossa Senhora. Muitas pessoas também demonstraram sua devoção através dos cantos religiosos.

Atentado

Um fato lamentável ocorreu durante as comemorações da festa de Nossa Senhora de Guadalupe este ano. Um grupo de fiéis, no estado de Jalisco, a 700 km da Cidade do México, sofreu um atentado quando estavam em uma igreja que leva o nome de Nossa Senhora na cidade de Tecalitlán. Segundo relatos, dois grupos armados atiraram indiscriminadamente contra fiéis que participavam da celebração da Santa Missa no jardim principal da Igreja. Fontes da polícia mexicana informam que 10 pessoas morreram e 30 ficaram feridas.

O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez lamentou o fato ocorrido em Tecalitlán e afirmou que “não houve respeito pelas pessoas e nem pela solenidade que estava sendo comemorada naquele local. O que houve foi uma falta de respeito pela vida humana pelas coisas de Deus e pelo sagrado”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas