Gaudium news > Pregador da Casa Pontifícia falará sobre o tema da reevangelização do Ocidente

Pregador da Casa Pontifícia falará sobre o tema da reevangelização do Ocidente

Cantalamessa.JPG
Padre Cantalamessa fará sermões cujo tema é “Tende coragem: eu venci o mundo”. (João 16, 33)

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 02-12-2010, Gaudium Press) Desde domingo passado a Igreja Católica vive o Advento, tempo de reflexão que prepara os fiéis para a festa de Natal. Também no Vaticano a atmosfera é diferente. O Santo Padre tem menos compromissos entre os habituais, como audiências gerais e Ângelus. Há três semanas tiveram início os trabalhos de construção do presépio na Praça São Pedro, ao lado do qual, no dia 17 de dezembro, será inaugurada a grande árvore de Natal do Vaticano, presente da Província de Bressanone, no norte da Itália, ao Papa – ano passado a árvore foi trazida da Bélgica.

A árvore recorda ao pontífice seu país natal, a Alemanha, pois foi justamente ali que nasceu a tradição de decorar as árvores no Natal, simbolizando a árvore da vida. Também virão do Alto Adige outras 50 árvolres para os escritórios da Cúria Romana.

Mas o tempo do Advento no Vaticano não é só de preparação dos presépios, mas é tempo principalmente de oração. Nas três próximas sextas-feiras, o Santo Padre, junto à toda a família pontifícia e os chefes dos dicastérios da Cúria Romana, escutará os sermões do Advento dirigidos pelo Padre Raniero Cantalamessa, OFM Cap.

O pregador da Casa Pontifícia aprofundará o tema da nova evangelização do mundo secularizado e a contribuição do beato Card. Jonh Henry Newman. O tema dos sermões é “‘Tende coragem: eu venci o mundo’. (João 16, 33) Por uma reevangelização do mundo secularizado”. Padre Cantalamessa enfocará os obstáculos da cultura moderna no acolhimento da mensagem cristã: cientificismo, racionalismo e secularismo. Os sermões vaticanos, que são feitos na Capela “Redemptoris Mater”, acontecem em duas ocasiões: no período do Advento e da Quaresma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas