Gaudium news > Fiéis lotaram a Basílica de Aparecida para a primeira missa de Dom Damasceno como cardeal

Fiéis lotaram a Basílica de Aparecida para a primeira missa de Dom Damasceno como cardeal

Aparecida (Terça-feira, 30-11-2010, Gaudium Press) Devotos da região da arquidiocese de Aparecida e fiéis oriundos de diversas partes do país encheram a Basílica de Aparecida, no Santuário Nacional, para acompanhar a primeira missa de Dom Raymundo Damasceno Assis como cardeal.

santuário.jpg
Centenas de fiéis ouviram a homilia de
Dom Raymundo sobre sua incardinação

Esta foi a primeira celebração de Dom Raymundo, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano, depois de seu retorno de Roma, onde foi incardinado pelo Papa Bento XVI no 3º Consistório Ordinário Público convocado pelo pontífice.

Dom Raymundo presidiu a celebração das 18 horas, assistido por diversos bispos de dioceses brasileiras: o bispo de Lorena, Dom Benedito Bení (SP); da diocese de Taubaté (SP) o emérito Dom Antônio Afonso de Miranda e o titular Dom Carmo Rhoden, da diocese de São José dos Campos; (SP) Dom Moacir Silva, de Caraguatatuba (SP); Dom Antonio Carlos Altieri, de Campinas (SP); Dom Bruno Gamberini, de Rubiataba-Mozarlândia (GO); o emérito Dom José Carlos de Oliveira, de Santo André (SP); Dom Nelson Westrupp, de Juiz de Fora (MG); Dom Gil Antonio Moreira, de Lins (SP); e também o Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

“Recebi esta nomeação do Papa Bento XVI com humildade e temor, mas confiado na graça de Deus e agradecido por me dar mais esta oportunidade de viver esta experiência eclesial em âmbito universal e de servir a Igreja neste novo encargo”, declarou Dom Damasceno, que aproveitou a sua homilia para agradecer a todos que rezaram por ele.

Além disso, o cardeal disse que, sendo presidente do CELAM, entende essa nomeação como um reconhecimento também a toda a Igreja do continente.

Em sua homilia, Dom Raymundo falou ainda sobre o novo tempo litúrgico que se iniciava neste domingo, o Advento. “Que este tempo seja uma ocasião favorável para abrir o nosso coração à salvação que Deus nos oferece em seu Filho Jesus. É hora de despertar do sono, do nosso comodismo, do nosso egoísmo”.

Com informações do Santuário Nacional.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas