Gaudium news > Londrina (PR) sediará Encontro da Juventude Missionária do Regional Sul 2 da CNBB

Londrina (PR) sediará Encontro da Juventude Missionária do Regional Sul 2 da CNBB

Londrina (Terça-Feira, 30-11-2010, Gaudium Press) A Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias está se tornando realidade no Brasil, e isso se deve ao crescimento da Infância Missionária e ao esforço da direção geral na organização e articulação de grupos de jovens missionários dispostos a evangelizar outros jovens. Pensando nisso, o Conselho Missionário Regional do estado do Paraná promoverá nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, na cidade de Londrina, o Encontro Regional da Juventude Missionária do Regional Sul 2 (Estado do Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro consiste em reunir jovens de 15 a 25 anos engajados em suas dioceses, com o objetivo de iniciar os grupos da Juventude Missionária que busca oferecer estímulo, animação, apoio, para que mais jovens realizem sua vocação de presença profética aqui e além fronteiras, é o que explica a irmã Dirce Gomes, coordenadora do Conselho Missionário do Regional Sul 2. Para a religiosa, os três dias de atividades serão de grande importância sobretudo para a continuidade a metodologia da Infância e Adolescência Missionária que é tão forte no Regional Sul 2

“Aqui na nossa região, a Juventude Missionária representa o compromisso missionário dos nossos jovens diante do qual qual muitos já estão atuando em suas paróquias. Portanto, eu considero esse encontro como um momento de graça para o estado do Paraná, realizando assim uma das atividades da Missão Continental, que é o protagonismo dos Jovens”, salienta Irmã Dirce.

O evento, que contará com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, Padre André Luiz de Negreiros, e equipes locais, é destinado a todas as pessoas que já trabalham ou pretendem trabalhar como assessores da Juventude Missionária nas dioceses ou paróquias; jovens capazes de assumir liderança e coordenação de grupos de jovens; e adultos dispostos e capazes de assessorar grupos de jovens que possuam alguma experiência missionária. O local do encontro será o Seminário Paulo VI, no Jardim Mediterrâneo, em Londrina.

Identidade da Juventude Missionária

A Juventude Missionária não é um movimento nem uma pastoral, mas é um grupo de jovens missionários vinculados à PontifíciaObra  da Propagação da Fé, e que tem como parte integrante de sua espiritualidade a oração, o sacrifício e a solidariedade concreta. Seus padroeiros são Francisco Xavier e Teresinha do Menino Jesus. A metodologia empregada é a das quatro áreas integradas: realidade missionária (ver), espiritualidade missionária (iluminar), compromisso missionário (agir), e testemunho missionário (celebrar e avaliar).

Os jovens que não possuem caminhada missionária e que queiram inserir-se nos grupos deverão passar pelo processo de formação e integração, que lhes esclareça o carisma do grupo do qual irão participar. As reuniões devem ser semanais, e o grupo deverá escolher ainda um coordenador, entre seus membros, e contar com o apoio de um assessor. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) poderá viabilizar projetos para o envio de jovens às missões além-fronteiras.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas