Gaudium news > "Cerca de 50 clérigos anglicanos querem se juntar a bispos em conversão”, afirmou bispo auxiliar de Westminster

"Cerca de 50 clérigos anglicanos querem se juntar a bispos em conversão”, afirmou bispo auxiliar de Westminster

Bishop-Hopes-and-Archbishops-Smith-and-Nichols-600px.jpg
Segundo Dom Nichols, clérigos e leigos devem “decidir por si próprios”

Londres (Segunda-feira, 22-11-2010, Gaudium Press) Cerca de 50 clérigos anglicanos e um grupo de 30 leigos também expressaram interesse em seguir os passos de cinco bispos na conversão ao catolicismo, afirmou nesta sexta-feira, 19, em coletiva de imprensa, o delegado episcopal sobre a Comissão de implementação da Constituição Apostólica da Conferência Episcopal da Inglaterra País de Gales, e bispo auxiliar de Westminster, Dom Alan Hopes. O encontro com os jornalistas, que tratou da “Anglicanorum Coetibus”, aconteceu logo após o término da reunião de novembro dos bispos da Conferência.

Também presente à coletiva de imprensa, o presidente da Conferência dos bispos ingleses, arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, afirmou que clérigos e leigos demonstraram interesse, mas destacou que as únicas decisões que foram tornadas públicas foram as dos cinco bispos. O arcebispo afirmou que não pode tomar decisões pelos outros. “Eles têm que decidir por si próprios. Eles expressaram interesse e isso é bom, mas eles são os únicos que podem falar publicamente sobre e tomar uma atitude em direção a isso. Mas a expectativa existe”, disse.

De qualquer forma, segundo Dom Nichols, este movimento de conversão acontece em resposta a solicitudes dos próprios bispos e não a uma agressiva busca de convertidos entre os numerosos ministros anglicanos. “Eu penso que nós temos que ser bem sensíveis em relação ao ponto que cada pessoa chega em sua vida quando ela tem uma convicção profunda sobre onde e como deve viver seu discipulado cristão”, disse. “Não se trata de uma competição entre as duas Igrejas”.

Dos bispos anglicanos que anunciaram sua conversão ao catolicismo e seu ingresso ao ordinariato para anglicanos criado pelo Papa Bento XVI – que deve iniciar as atividades em janeiro de 2011 – três exercem atualmente seu ministério e dois estão aposentados. Representantes da Igreja Católica na Inglaterra afirmam que muito provavelmente os bispos que ainda estão em suas funções serão ordenados como sacerdotes católicos, logo depois de ingressar no ordinariato.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas