Gaudium news > “Os leigos são a parte principal da Igreja”, afirma o bispo responsável pelo Setor de Leigos da CNBB

“Os leigos são a parte principal da Igreja”, afirma o bispo responsável pelo Setor de Leigos da CNBB

Dom-Antônio-Celso.jpg
Segundo Dom Antono Celso, leigos são sujeitos de direito e de missão dentro da Igreja

Brasília (Segunda-feira, 22-11-2010, Gaudium Press) Neste domingo, 21, a Igreja brasileira celebrou o Dia Nacional dos Cristãos Leigos, data importante que acontece no último domingo do Ano Litúrgico, na Festa de Cristo Rei do Universo. Pela ocasião, diversos líderes de entidades católicas relacionadas ao laicato no Brasil deram depoimentos à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eles falaram, entre outras coisas, sobre a relevância do leigo na estrutura da Igreja, sobre a vocação e sobre o compromisso do leigo com a missão.

Para o presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Laudelino Augusto, o Dia Nacional dos Cristão Leigos faz o leigo refletir e aprofundar sua identidade, vocação e missa, e celebrar sua vida como membro do Corpo Eclesial, homenageando todos aqueles que assumem o laicato. Recordando palavras do Papa João Paulo II, o presidente do CNLB explica que a vocação e missão dos cristãos leigos se realizam na Igreja e no mundo. Na Igreja, a partir de vários ministérios confiados a eles e no mundo, na construção de uma sociedade justa e solidária.

O bispo responsável pelo Setor de Leigos da CNBB, Dom Antônio Celso de Queirós, também discorreu sobre o leigo, e destacou importância do laicato na estrutura da Igreja. “Os leigos são a parte principal da Igreja. São a grande parte do povo de Deus”. Segundo o prelado, atualmente há um esforço na Igreja, do mundo inteiro, para compreender que os leigos são sujeitos da pastoral, ou seja, sujeitos de direitos e de missão dentro da Igreja. “Sem os leigos temos uma Igreja, uma Igreja que é capaz de falar, de propor os Evangelhos, os valores humanos, sobretudo na sociedade, mas não tem braços para realizar”, concluiu.

A pertinência do laicato já vem sendo debatida há um tempo na Igreja Católica. Na Conferência de Aparecida em 2007, por exemplo, o Papa Bento XVI destacou a relevância dos leigos para a missão na Igreja. Na ocasião, o Santo Padre disse que eles deveriam se sentir co-responsáveis na construção da sociedade, segundo os critérios do Evangelho, em comunhão com seus pastores.

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos é comemorado na Festa de Cristo Rei desde o ano de 1991. A data foi definida pela Assembleia Geral da CNLB, em continuidade com a tradição da Ação Católica que realizava, nesta festa, a renovação das promessas batismais e refletia sobre a missão dos leigos.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas