Gaudium news > “Justiça sanitária deve ser prioridade na agenda de todos os governos”, afirmou Papa Bento XVI

“Justiça sanitária deve ser prioridade na agenda de todos os governos”, afirmou Papa Bento XVI

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 18-11-2010, Gaudium Press) Deve-se “dar uma face verdadeiramente humana ao sistema de saúde”, afirmou o Santo Padre, hoje, em mensagem de boas-vindas aos participantes da 25ª Conferência Internacional promovida pelo Pontíficio Conselho para os Operadores de Saúde, que acontece hoje e amanhã, no Vaticano.

Conforme o Papa, a “justiça sanitária” deve ser prioridade na agenda de todos os governos e instituições internacionais. Para o pontífice, é preciso operar com maior compromisso em todos os níveis, a fim de que o direito à saúde seja garantido, favorecendo o acesso aos cuidados sanitários primários. “A saúde é um bem precioso para a pessoa e a coletividade a ser promovida, conservada e tutelada, dedicando meios, recursos e energias necessárias para que mais pessoas possam dela usufruir”, declarou.

Bento XVI alertou também para o fato de que, na atualidade, se vive situações díspares: por um lado, a atenção à saúde correndo o risco de se transformar em “um consumismo farmacológico, médico e cirúrgico”, tornado-se quase um culto ao corpo; por outro, o limitado acesso aos remédios indispensáveis para a sobrevivência humana.

Por fim, o pontífice referiu-se a temas polêmicos, como o uso de técnicas reprodutivas artificiais, que envolve a destruição de embriões, e a “eutanásia legalizada”. Bento XVI afirmou que tais procedimentos ferem e são contrários à justiça sanitária.

A 25ª Conferência Internacional promovida pelo Pontifício Conselho para os Operadores de Saúde tem como tema: “A responsabilidade da saúde à luz da primeira encíclica social de Bento XVI, “Caritas in Veritate” “.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas