Gaudium news > Bispos do Chile iniciam sua 100 ª Assembleia Plenária

Bispos do Chile iniciam sua 100 ª Assembleia Plenária

bispos chilenos.jpeg
Encontro de abertura teve a presença dos 33 bispos do país/ Foto: CECh

Punta de Tralca (Terça-feira, 16-11-2010, Gaudium Press) Ontem, ao meio dia, teve início a 100ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do Chile (CECh), na Casa de Retiros de Punta de Tralca. O encontro começou com uma eucaristia presidida pelo vice-presidente da CECh e bispo de Valparaíso, Dom Gonzalo Duarte. Estiveram presentes na cerimônia os 33 bispos do país.

O evento tem como objetivo principal fazer uma retrospectiva em agradecimento pelas 100 assembleias da Conferência Episcopal do país. A partir de um panorama histórico teológico, os prelados colocarão em destaque as implicações eclesiais e as projeções pastorais desta reflexão, através de grupos de análises e sessões plenárias.

Os prelados reunidos em Assembleia analisarão também a marcha do processo de Missão Continental e os desafios que esta apresenta para as diversas realidades eclesiais.

Participarão da Assembleia, que termina no dia 19 de novembro, além dos prelados em exercício do Chile, todos os bispos eméritos do país e mais 41 pessoas, especialistas em diversas áreas, que acompanharão os pastores da Igreja em sua reflexão.

Dois dias depois do término do evento, os bispos participantes marcarão presença na grande Missa pelo Chile, que será celebrada no Santuário Nacional de Maipú, em Santiago, cerimônia na qual a Igreja agradecerá a Deus pelo Bicentenário de Independência do país.

Eleições internas

Durante a 100ª Assembleia Plenária serão renovados três cargos do Comitê Permanente da CECh: a Presidência; a Vice-presidência e um integrante da mesma. Postos que atualmente são ocupados pelo bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goic; o bispo de Valparaíso, Dom Gonzalo Duarte; e o arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati, respectivamente.

Também será renovada a Comissão Pastoral da CECh em suas cinco áreas pastorais: Eclesial; Agentes Evangelizadores; Pastoral Social Cáritas; Comunicações; e Educação; e serão eleitos os integrantes das diversas comissões episcopais da Conferência, assim como os representantes ante organismos internacionais.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas