Gaudium news > Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos celebrará 50 anos no próximo dia 17 de novembro

Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos celebrará 50 anos no próximo dia 17 de novembro

arcebispo_kurtkoch.jpg
Dom Kurt Koch presidirá a celebração em homenagem aos 50 anos de fundação do dicastério

Roma (Terça-feira, 09-11-2010, Gaudium Press) O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos realizará no próximo dia 17 de novembro, na Sala São Pio X, em Roma, uma comemoração pública para celebrar seu 50º aniversário de fundação. O evento será presidido pelo presidente do conselho, Dom Kurt Koch, com o auxílio do presidente emérito, cardeal Walter Kasper, do arcebispo anglicano de Canterburry, Rowan Williams, e do metropolita de Pergamo, Ioannis (Zizioulas), do Patriarcado Ecumênico.

De fato, a data de criação do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos é 5 de junho de 1960 – dia de Pentecostes -, mas o dia escolhido pelo dicastério para celebrar o 50º aniversário é 17 de novembro. O intuito é coincidir com a sessão plenária do Pontifício Conselho, que acontecerá entre 15 e 19 deste mês, com o tema: “Em direção a um novo estágio do diálogo ecumênico”.

Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos foi criado pelo Papa João XXIII, através do Motu Proprio “Supremo De Nutu”, junto com 11 comissões preparatórias para o Concílio Vaticano II. Originalmente instituído como Secretariado, o Pontifício Conselho recebeu este título somente em 1988, por obra do Papa João Paulo II.

O primeiro presidente da instituição foi o cardeal Agostino Bea, que foi sucedido por mais três cardeais: Johann Willebrands; Edward Idris Cassidy; e Walter Kasper. O atual presidente do Pontifício Conselho, o arcebispo Dom Kurt Koch, foi nomeado pelo Papa Bento XVI em 1º de julho deste ano.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas