Gaudium news > Papa dedica audiência geral da semana à catequese de São Beda

Papa dedica audiência geral da semana à catequese de São Beda

Cidade do Vaticano (Quarta, 18-02-2009, Gaudium Press) Dando prosseguimento às suas exposições sobre os escritores eclesiásticos, o papa Bento XVI dedicou o tema de sua fala hoje, na audiência geral, à catequese do escritor medieval São Beda. O discurso na manhã desta quarta foi endereçado a uma multidão na Praça de São Pedro em um dia de sol claro e um forte vento em Roma que não poupou nem mesmo o solidéu papal, que acabou voando durante a alocução de Bento XVI.

Apesar do vento e do “voo” do solidéu, o Papa conduziu sem maiores interrupções a catequese de São Beda. O pontífice explicou que São Beda, o Venerável, foi teólogo, biblista, liturgista e um historiador da Igreja. Nasceu em 670 na região inglesa de Northumbria. Com apenas sete anos, seus parentes o confiaram ao abade de um mosteiro beneditino distante, para ser educado. Após uma vida de estudo, escritura e magistério, morreu em maio de 735.

São Beda uniu à sua reflexão teológica, – baseada na Sagrada Escritura, comentada à luz de Cristo e da Igreja, – o interesse pela história. De fato, foi autor de várias obras, que mereceram o reconhecimento do título de “pai da historiografia inglesa”, disse o Papa.

De acordo com Bento XVI, ele cultivou também a teologia litúrgica, tanto é verdade que ficaram famosos seus comentários sobre os Evangelhos dominicais e festivos, com os quais convidava os fiéis a celebrarem com alegria os mistérios da fé e a eles serem coerentes com a própria vida.

“Os traços característicos da Igreja que Beda ama evidenciar são: primeiro, a ‘catolicidade’, como fidelidade à tradição e, juntamente, abertura ao desenvolvimento histórico e como procura da unidade na multiplicidade, na diversidade da história e das culturas. (…) Segundo, ‘apostolidade’ e ‘romanidade’, por ter tido como importância primária convencer todas as Igrejas a celebrarem unitariamente a Páscoa segundo o calendário romano”.

Diante de milhares de fiéis provenientes do mundo todo, o papa disse ainda desejar que a Europa permaneça “amalgamada”.

“É fato que, com as suas obras, Beda contribuiu eficazmente para a construção de uma Europa cristã, na qual as diversas populações e culturas estão ligadas entre si, conferindo-lhes uma fisionomia unitária, inspirada na fé cristã. Rezemos para que também hoje existam personalidades da estatura de Beda para manter unido o continente europeu inteiro; rezemos para que todos nós estejamos disponíveis para redescobrir as nossas raízes comuns, para sermos construtores de uma Europa profudamente humana e autenticamente cristã”.

Ao final de sua fala, o papa saudou os fiéis em dez línguas, entre as quais o português, dirigindo-se a um grupo de peregrinos vindo de Criciúma (SC).

“Amados peregrinos de língua portuguesa, queridos estudantes brasileiros de Criciúma, possa a vossa vinda a Roma cumprir-se nas vestes de um verdadeiro peregrino que, sabendo de não possuir ainda o seu Bem maior, põe-se a caminho decidido a encontrá-Lo! Sabei que Deus Se deixa encontrar por quantos assim O procuram; e, com Ele e n’Ele, a vossa vida não poderá deixar de ser feliz. Sobre vós e vossas famílias desça a minha Bênção”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas