Gaudium news > 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife

18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife

O CEN é um dos mais importantes eventos da Igreja Católica no Brasil e reuniu mais de 180 bispos e de 1,2 mil padres, além de religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas e leigos.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Redação (14/11/2022 16:56, Gaudium Press) O 18º Congresso Eucarístico Nacional é organizado pela arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB); e teve como tema “Pão em todas as mesas” e o lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez uma reflexão – na última conferência do Simpósio Teológico, no 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece até esta terça-feira (15) – sobre Eucaristia: alimento para a missão.

O arcebispo destacou que a Eucaristia é um pilar fundamental da fé, pois é o próprio Cristo que se oferece a nós como alimento. “Ao alimentarmo-nos de Cristo, nós somos chamados a nos transformar nEle, de ser uma presença amorosa dEle na vida de cada pessoa e na vida do mundo”.

De acordo com Dom Walmor, a missão do discípulo de Jesus se desdobra com uma força que vai além de cada um. “Nós não temos força por nós mesmos. Nossos afazeres e nossos programas não são afazeres e programas nossos, são dEle. Por isso, precisamos fazer com a sua força e na força da sua intimidade. Esse foi exatamente 0 grande ponto que coloquei na reflexão, nessa perspectiva, fazendo-nos capazes de olhar o outro, sobretudo, os pobres e os sofredores”, ressaltou.

Com informações CNBB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas