Gaudium news > 18º Congresso Eucarístico Nacional é iniciado em Recife

18º Congresso Eucarístico Nacional é iniciado em Recife

O Cardeal Antonio Augusto dos Santos Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, éo enviado do Papa Francisco para o encontro eucarístico.

18o Congresso Eucaristico Nacional

Pernambuco – Recife (11/11/2022 15:43, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 11, foi iniciado na Arquidiocese de Olinda e Recife, o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que contando com a presença de diversos Bispos, religiosos e autoridades civis. Programado inicialmente para acontecer em 2020, o evento teve que ser adiado por conta da pandemia.

Tema e lema do Congresso Eucarístico Nacional

O Congresso Eucarístico Nacional deste ano segue o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46). Ao longo de cinco dias os participantes se aprofundarão teologicamente sobre o sacramento da Eucaristia.

O Cardeal Antonio Augusto dos Santos Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, é o enviado do Papa Francisco para o encontro eucarístico. O purpurado presidirá a Santa Missa de abertura e a cerimônia de encerramento no dia 15.

Programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional

O Congresso foi iniciado às 8h na capela montada no Centro de Convenções de Recife. Às 15h, os duzentos bispos inscritos rezarão a liturgia das horas na Catedral da Sé da Arquidiocese. Logo depois eles visitarão o Museu de Arte Sacra e o Seminário de Olinda. A missa de abertura oficial está prevista para às 18h.

No sábado, 12, haverá um Momento Mariano, Celebração Eucarística e catequese pública nas paróquias. Às 20h, será realizada uma Vigília no Centro de Convenções. No dia 13, inúmeras Paróquias da Arquidiocese receberão celebrações de primeira comunhão.

Na segunda, 14, serão celebradas Santas Missas nas comunidades paroquiais. Já no último dia do evento haverá uma visita guiada pela cidade de Olinda e Recife e o “Encontro de Coros” na Basílica do Carmo.

No mesmo dia está programada a inauguração da Casa do Pão, que oferecerá um almoço para as pessoas em situação de rua. Além disso, também será realizada uma Apresentação Musical, uma Celebração Eucarística de conclusão no marco zero, seguida por uma procissão do Santíssimo Sacramento até o Pátio da Basílica do Carmo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas