Gaudium news > Cardeal americano pede apoio para lei que proíbe financiamento federal para o aborto

Cardeal americano pede apoio para lei que proíbe financiamento federal para o aborto

Washington (Sexta-feira, 20-08-2010, Gaudium Press) O chefe do comitê da Conferência Episcopal Americana para atividades Pró-Vida, cardeal Daniel DiNardo, clamou aos membros da Câmara dos Representes dos Estados Unidos para que apoiem o “Ato contra a Contribuição Fiscal do Aborto” (“No Taxpayer Funding for Abortion Act”), apresentado por um senador republicano no fim de julho.

No texto em que pede apoio à lei, a qual já conta com 166 congressistas a favor, o purpurado diz que a medida irá transformar em caráter legal permanente “uma política que teve forte apoio popular e entre os congressistas por mais de 35 anos: o Governo Federal não deve usar o dinheiro do contribuinte para apoiar e promover o aborto eletivo”.

Ainda segundo o cardeal, mesmo políticos e juristas que têm uma posição mais favorável ao aborto como “direito constitucional” concordam que o governo pode usar seu poder para encorajar a concepção ao invés do aborto.

O cardeal diz ainda na carta que o dispositivo Hyde/Weldon, que vigora até então, tem garantido que agências federais e governos locais e estaduais que recebem fundos federais não discriminem fornecedores de planos de saúde que se recusem a facilitar ou realizar abortos.

“Já está mais do que na hora de que essa política ganhe um status legislativo mais seguro”, afirma o cardeal. “Nenhum hospital, médico ou enfermeira deveria ser obrigado a parar de fornecer o tão necessário atendimento porque não podem, por suas consciências, participar da destruição de uma vida humana em desenvolvimento”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas