Gaudium news > Diocese de Santa Cruz do Sul prepara a 9ª Romaria da Santa Cruz no Sul do País

Diocese de Santa Cruz do Sul prepara a 9ª Romaria da Santa Cruz no Sul do País

foto 1 romaria 2009.jpg
Os romeiros seguirão em procissão até o Seminário João Batista, onde está a “grande cruz”

Santa Cruz do Sul (Sexta-Feira, 20-08-2010, Gaudium Press) A diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, promoverá no dia 12 de setembro, a 9ª Romaria da Santa Cruz, com o tema “Cruz e solidariedade” e com o lema “Cirineu ajuda a carregar a cruz”. Está será a primeira romaria presidida pelo novo bispo da região, Dom Canísio Klaus, que tomou posse no mês de julho. Por estar situada na cidade de Santa Cruz do Sul, a caminhada tem na imagem da cruz seu ícone e nome.

Segundo Irmã Maria Brutscher da Congregação das Irmãs da Divina Providência e secretária da coordenação diocesana de pastoral, a peregrinação é a manifestação de fé do povo em busca de vida, de justiça e fraternidade. “É um momento de louvor e ação de graças, é um dia de oração e pedido de perdão, dia de purificação e santificação, onde iremos celebrar e acolher as bênçãos de Deus”, afirmou.

A religiosa ainda destacou que a romaria deve reunir em torno de 6 a 10 mil fiéis que participaram com suas famílias e comunidades desta experiência de oração e comunhão. “Será um dia de festa em homenagem a Deus e na celebração do povo diocesano, que se fará presente com todas as paróquias da região”, salientou irmã Maria, acrescentando também que durante a caminhada será celebrado o “sangue da solidariedade de Jesus que corre em nossas veias, destrói o individualismo e nos faz irmãos e amigos”.

foto romaria 2009.jpg
Este ano, percurso da romaria volta ao trajeto original e traz a oração da via-sacra

Esse ano o percurso da romaria volta ao trajeto original e apresenta uma novidade, que é a oração da via-sacra. O tema da via-sacra será bem trabalhado no evento, onde um grupo teatral de Rio Pardo representará algumas cenas do sofrimento vivido por Jesus no caminho da crucificação. Os romeiros serão recebidos em frente à Igreja Matriz da Paróquia Santos Mártires por volta das 8h, e seguirão em procissão até o Seminário São João Batista, onde está localizada a “grande cruz” e onde acontecerá a missa solene, presidida por Dom Canísio.

À tarde haverá uma visita às tendas pastorais e a Livraria Diocesana, além de apresentações artísticas e culturais com talentos locais. O encerramento do evento está previsto para as 16h30 com a benção de envio dos romeiros.

De acordo com o bispo emérito da cidade, Dom Sinésio Bohn, a região tem distâncias geográficas e culturais muito fortes, e, portanto, a Romaria é uma espécie de grande reunião de toda a diocese. Ele ainda destaca que a diocese tem a cruz como seu referencial, ela que é o cerne da fé, onde Jesus Cristo mostrou sua solidariedade pela humanidade. “A cruz é um sinal ecumênico entre os cristãos que representa a salvação e a esperança”, conclui o bispo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas