Gaudium news > ONU dedica Dia Mundial Humanitário a Sérgio Vieira de Mello

ONU dedica Dia Mundial Humanitário a Sérgio Vieira de Mello

sergio.jpg
Diplomata Sérgio Vieira de Melo, vítima de um ataque terrorista, em Bagdá

Nova York (Quinta-feira, 19-08-2010, Gaudium Press) A ONU celebra nesta quinta-feira o Dia Mundial Humanitário. A data foi criada após o ataque terrorista à instalação da entidade em Bagdá, no Iraque, que vitimou 22 funcionários, entre eles o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante do secretário-geral no Iraque e um dos mais altos e destacados diplomatas da ONU.

A data coincide com o anúncio de que os Estados Unidos começaram hoje a retirada de parte de suas tropas do Iraque. Trata-se da última brigada de combate ainda em atuação no país – a maior parte dos grupos remanescentes no Iraque não é destacada para combates.

Mas o Dia Mundial Humanitário, cujo principal propositor para a sua criação foi o Brasil, não se limita à memória dos funcionários da ONU. A data recorda também todos os trabalhadores de agências humanitárias em atuação em várias partes do mundo, como os agentes da Cáritas, mantida pela Igreja Católica, e visa a prestar homenagem àqueles que perderam suas vidas na promoção da paz e da mitigação do sofrimento humano.

Em uma mensagem divulgada pela ocasião, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon menciona não apenas os agentes de organizações humanitárias, mas também as vítimas do terremoto de 12 de janeiro passado, no Haiti. Ban Ki-moon afirma no texto que o agente humanitário representa o que há de melhor na natureza humana.

O sobrinho de Vieira de Mello, André Simões, disse à Rádio ONU, no Rio de Janeiro, que a lembrança de todos os trabalhadores humanitários é mais que merecida. “Trabalhadores humanitários são heróis desconhecidos. É muito bonito você ajudar uma pessoa que você não conhece, nunca viu, nem a sua língua ela fala. E você arrisca sua vida para fazer isso. Eles têm de ser homenageados e reconhecidos. É muito importante e merecido. E também para todos aqueles que perderam a vida na causa humanitária”

A data será celebrada hoje com uma série de comemorações na sede em Nova York e nos demais escritórios da organização por todo o mundo.
Com Rádio Vaticana.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas