Gaudium news > Missa marca os cem anos da Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul

Missa marca os cem anos da Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul

Centenário Poa 02.jpg
Mais de 2 mil fiéis compareceram à Catedral Metropolitana de Porto Alegre para a missa do Centenário

Porto Alegre (Terça-Feira, 17-08-2010, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Madre de Deus, acolheu no último domingo (15) mais de 2 mil fiéis na missa em ação de graças pelo Centenário da Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul, comemorado oficialmente nesta data. Além da arquidiocese da capital, também completaram cem anos as dioceses de Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.

O arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, bispos em atividade no estado, além de padres, diáconos, religiosos e leigos das paróquias pertencentes à arquidiocese gaúcha estiveram presentes na cerimônia.

Dom Dadeus presidiu a celebração, que teve seu ponto forte no agradecimento a Deus pelas graças recebidas durante esses cem anos de atividades e pela história de fé que foi construída na arquidiocese e demais dioceses do Sul. Houve ainda a benção apostólica com indulgências.

Centenário Poa 03.jpg
Missa presidida por Dam Dadeus teve seu ponto forte no agradecimento a Deus pelas graças recebidas durante os 100 anos

No final da cerimônia, o arcebispo soltou duas pombas simbolizando a paz e a evangelização, e mais de cem crianças levaram ao altar flores que foram colocadas diante da imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, padroeira da arquidiocese. Para finalizar o ato, a banda da Brigada Militar se apresentou em frente à catedral.

A missa solene em comemoração ao centenário foi realizada exatamente um ano após a abertura oficial dos Cem Anos da Arquidiocese de Porto Alegre, que foi celebrada no dia 16 de agosto de 2009. Mas ainda estão na programação que contempla os festejos do centenário a 3ª Romaria Arquidiocesana em São Paulo, entre os dias 27 a 30 de agosto, com membros da arquidiocese e com a presença de Dom Dadeus, e, na sequência, a beatificação no dia 6 de novembro de Bárbara Maix, que se tornará a primeira santa católica ligada ao Rio Grande do Sul.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas