Gaudium news > Em nota, Episcopado cubano lamenta morte de sacerdote espanhol

Em nota, Episcopado cubano lamenta morte de sacerdote espanhol

Cuba (Segunda, 16-02-2009, Gaudium Press) Por meio de um comunicado divulgado ontem, bispos e arcebispos cubanos lamentaram a morte do padre espanhol Eduardo de La Fuente Serrano, de 59 anos, que desde 2006 atuava na arquidiocese de Havana. Ainda sem explicação, a morte do religioso foi confirmada no sábado após a polícia ter encontrado seu corpo numa área erma da zona noroeste da capital. O carro que o sacerdote dirigia foi queimado e localizado em outro local.

O texto é assinado pelos bispos auxiliares de Havana monsenhor Alfredo Petit Vergel e monsenhor Juan de Dios Hernández Ruíz SJ, e pelo chefe da chancelaria do arcebispado de Havana, monsenhor Ramón Suárez Polcari.

Veja a seguir a íntegra do comunicado:

“Com dor confirmamos a morte do sacerdote Eduardo de la Fuente Serrano, de 59 anos de idade e nacionalidade espanhola, que desde outubro de 2006 prestava seus serviços pastorais na arquidiocese de Havana.

Na manhã de ontem, sábado, 14 de fevereiro, fomos avisados pelas autoridades policiais e do governo, que nos informaram do achado do cadáver do padre Eduardo em uma zona localizada no noroeste de Havana e que, segundo as primeiras investugações, o padre havia sido vítima de um ato criminoso. Nos informaram ainda que o automóvel do padre havia sido localizado em outro lugar e totalmente carbonizado. A investigação policial continua seu curso. A Igreja sempre esteve disponível para facilitar esse processo investigativo.

É um acontecimento incomum para a Igreja em Cuba. Ante este trágico fato, imploramos a Deus que conceda o descanso eterno para a alma do padre Eduardo e imploramos sua misericórdia para com os algozes.

Nosso arcebispo, cardeal Jaime Ortega, vem seguindo da Espanha esta tragédia. Em seu nome e em nosso, expressamos um profundo pesar aos familiares, amigos e irmãos sacerdotes do padre Eduardo na arquidiocese de Madri-Alcalá. Também aos seus paroquianos de Santa Clara de Assis, paróquia desta diocese onde desenvolveu sua última missão sacerdotal.

Neste momento, expressamos mais uma vez nossa solidariedade e alento a todos os missionários e missionárias provenientes de outras nações que prestam serviço à Igreja e ao povo de Cuba.

Em data ainda não definida, e cumprindo a solicitação dos familiares, o corpo do padre Eduardo de la Fuente será repatriado para a Espanha.

Havana, 15 de fevereiro de 2009.

Monsenhor Alfredo Petit Vergel
Bispo Auxiliar de La Habana

Monsenhor Juan de Dios Hernández Ruíz SJ
Bispo Auxiliar de La Habana

Monsenhor Ramón Suárez Polcari
Chanceler do Arcebispado de Havana

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas