Gaudium news > Arcebispo de Guadalajara pede respeito a valores como forma de debelar a violência social

Arcebispo de Guadalajara pede respeito a valores como forma de debelar a violência social

Cidade do México (Sexta-feira, 06-08-2010, Gaudium Press) O México está preocupado com a onda de violência que assola o país, particularmente a proveniente dos grandes grupos criminosos. Nesta ano, até meados de julho, foram mais de sete mil mortes violentas no país, cerca de 35 mortes diárias. Carros-bomba, outros tipos de atentados terroristas, “acertos de contas”.. os dias atuais têm para muitos o sinal do esfacelamento no país asteca.

Diante dessa realidade inquestionável, a Igreja fez escutar sua voz pela boca de duas importantes autoridades eclesiásticas, para ressaltar que na base do bom funcionamento de qualquer sociedade se encontra o respeito aos valores. E nesse sentido se dirigiram ao presidente Felipe Calderón.

“Nós não entramos nestas coisas tão complexas (das operações), senão em coisas que estão mais ao nosso alcance; nossa tarefa principal é a evangelização, cada dia com maior qualidade e penetração, (em lugares) onde sejam promovidos valores cristãos, se nós progredirmos com isso, estaremos seguros que estamos contribuindo para o combate da violência”, disse, segundo o diário Reforma, o cardeal Norberto Rivera, arcebispo primaz do México. O arcebispo ratificou o compromisso da Igreja na difusão dos valores cristãos, inclusive nas comunidades onde os conflitos sociais e de violência são mais agudos.

 O cardeal Juan Sandoval Iñiguez, arcebispo de Guadalajara, por sua vez, expressou seu descontentamento com leis que afetam o núcleo familiar, prejudicando a sociedade como um todo: “nós estamos falando a favor da família e as leis a estão desbaratando, com o divórcio ‘express’, o aborto, a anticoncepção, o amor livre, o casamento de pessoas do mesmo sexo. Desbarantando a família, vamos acabar com o país”, expressou.

cardeal de Guadalajara _ sandoval.jpg
Cardeal Iñiguez também expressou descontentamento com leis que afetam o núcleo familiar

O purpurado destacou o fato de que a violenta crise é fruto de uma crise de valores perdura já há várias décadas e que abarca vários segmentos da coisa pública.

As manifestações dos cardeais Sandoval e Rivera aconteceram no marco da terceira jornada sobre seguridade social, na qual o presidente mexicano pediu o apoio dos religiosos para o combate à violência.

“Que denunciem o que vejam; somar-se à discussão e estar próximo das famílias, conhecer seus problemas; promover a cultura da legalidade em capelas, sinagogas, igrejas; difundir valores e princípios; promover o respeito à lei e a reestruturação do tecido social”, afirmou o presidente Calderón.

Texto original de Saúl Castiblanco.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas