Gaudium news > “Mundo moderno precisa recordar o papel e a importância da família”, diz arcipreste da Basílica Vaticana

“Mundo moderno precisa recordar o papel e a importância da família”, diz arcipreste da Basílica Vaticana

Comastri.jpg
“O primeiro presente para os filhos são os pais”, disse cardeal Angelo Comastri

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-07-2010, Gaudium Press) Ao presidir hoje ao meio-dia no Vaticano uma missa solene pela festa de Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus, o Cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica Vaticana, disse que a solenidade é também “a festa da família”. A cerimônia foi realizada na igreja de Santa Ana, a única igreja paroquial vaticana.

Em sua homilia, o arcipreste da Basílica vaticana dedicou o tema justamente à família. Citando as palavras de João Paulo II, o cardeal afirmou que a mais perigosa bomba atômica são os ataques à família. Hoje, há tantas “mensagens contra a família”, observou.

Segundo o purpurado, o momento traz uma grande necessidade de se lembrar o verdadeiro sentido da família na sociedade. “O primeiro presente para os filhos são os pais”, porque deles aprendem o amor de Deus. E com eles devem aprender o sentido e a beleza da vida. É por isso, diz o arcebipreste, que a família deve ser missionária e testemunha da fé. “Esta mensagem vem do testemuno de Santa Ana e São Joaquim”.

A Santa Ana dos Palafrenieri é uma das igrejas que se encontram na entrada da Cidade do Vaticano, na Via di Porta Angelica. É a única igreja paroquial do Vaticano. Além da cerimônia desta tarde, à noite haverá também uma missa especial pela data, presidida pelo Cardeal Antonio Canizares Llovera, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Igreja de Santa Ana

A reconstrução da igreja de Santa Ana remonta ao ano de 1565 e é o primeiro caso de uma igreja com a forma elíptica em Roma. Externamente se apresenta como um retângulo. Em 1700 foi efetuada uma modificação no telhado, na cúpula central, no campanário, na fachada e na decoração interna. No altar se encontra a pintura que representa Santa Ana com a pequena Virgem Maria. Em 1929 a paróquia foi entregue aos religiosos da Ordem de Santo Agostinho.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas