Gaudium news > Concluído no Rio de Janeiro Curso de Extensão em Bioética promovido pela CNBB

Concluído no Rio de Janeiro Curso de Extensão em Bioética promovido pela CNBB

Bioetica_2_foto CNBB.jpg

Curso teve a participação de 33 alunos de vários lugares do Brasil/ Foto: CNBB

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 26-07-2010, Gaudium Press) Terminou nesta sexta-feira, 23, com uma missa presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, o Curso de Extensão em Bioética da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. O evento, que foi realizado em parceria com Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) ocorreu em três módulos. Os dois primeiros aconteceram em julho de 2009 e janeiro deste ano.

Em sua homilia, Dom Dimas lembrou o chamado de cada um à missão. O prelado destacou trecho do Evangelho sobre a Parábola do Semeador. Tratando desta parte, Dom Dimas levantou um questionamento: “Temos que nos perguntar que tipo de semeadores somos nós? Será que somos semeadores segundo o coração do próprio Cristo, apaixonados pela causa do Evangelho, pela vida, pelo Reino? Comprometidos com a Igreja, com o seu ministério?”.

Curso de Extensão em Bioética

Durante seu um ano de duração, o Curso de Extensão em Bioética abordou basicamente a questão da “Bioética à luz do Magistério da Igreja. “A nossa bioética é principialista, quer dizer, ela se baseia em princípios ditados, sobretudo, pela dignidade da pessoa humana”, declarou Dom Dimas.

As aulas tiveram a participação de 33 alunos de vários lugares do Brasil. Eram em sua maioria religiosos, padres e profissionais de diversas áreas. A intenção do curso é de que seus frequentadores se tornem, posteriormente, multiplicadores dos assuntos discutidos.

Sobre os participantes, uma das organizadoras do evento, a assessora de projetos institucionais e capitação de recursos do secretariado geral da CNBB, Sônia Antunes Minder, afirmou que são, em sua maioria, pessoas já muito engajadas, por exemplo, nos comitês de bioética, como os existentes em Manaus e em São Luís. “Elas já tem um caminhar com a Igreja”, disse. Com informações da CNBB.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas