Gaudium news > Bispos americanos fazem novo apelo por mudanças na lei imigratória

Bispos americanos fazem novo apelo por mudanças na lei imigratória

Bispo Geral KIcanas.jpg
Dom Gerald afirmou que é testemunha das consequências do falimento do sistema imigratório

São Paulo (Sexta-feira, 16-07-2010, Gaudium Press) Os bispos americanos voltaram a ressaltar a importância e a urgência de uma regulamentação federal em matéria de imigração que assegure o respeito da dignidade das pessoas e criticaram medidas como a do Arizona, que criminaliza a imigração irregular e quem acolher pessoas nessa situação e incetiva o denuncismo. Com Rádio Vaticana.

O vice-presidente da Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos, Dom Gerald Frederik Kicanas, bispo de Tucson, capital do Arizona, falando sobre a situação do estado, afirmou “ser testemunha a cada dia das consequências do falimento do sistema imigratório”.

O prelado insistiu que “a reforma da lei sobre imigração deve ser enfretada de forma humanitáriae compreensiva”. Nos Estados Unidos estima-se que haja cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais. Somente em 2008, foram repatriados ao México pelo menos 559 mil pessoas, 8,7% a mais que o ano anterior.

Esta realidade, explicou o prelado, tem implicações jurídicas e morais. Os bispos acreditam que “o estado de direito é fundamental: todos aqueles que infrinjam a lei devem ser punidos”. Eles defendem uma reforma ampla da lei sobre a imigração, que honre o papel da lei e ajude a renová-la, exigindo aos 11 milhões de imigrantes irregulares que paguem, por exemplo, uma multa e taxas, aprendam inglês (…)”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas