Gaudium news > Peregrinos se reúnem em Corrientes, Argentina, para venerar Virgem de Itati

Peregrinos se reúnem em Corrientes, Argentina, para venerar Virgem de Itati

Basílica_Itatí.jpg
Basílica de Nossa Senhora de Itati, em Corrientes

Corrientes (Sexta-feira, 16-07-2010, Gaudium Press) Milhares de fiéis se reuniram na madrugada de hoje, em frente à Basílica de Nossa Senhora de Itati, em Corrientes, Argentina, para saudar a imagem da Virgem de Itaiti, que está completando mais um aniversário de coroação pontifícia. Na ocasião, o arcebispo de Corrientes, Dom Andrés Stanovnik, proferiu algumas palavras a respeito da Mãe de Itati e fez referência à aprovação da lei do casamento gay esta semana pelo senado argentino. Com informações da Aica.

Em seu discurso, o prelado afirmou que nos tempos atuais, em meio a uma grande confusão sobre a identidade do ser humano, é preciso contemplar com tranqüilidade a obra que Deus fez em Maria, quando ela aceitou ser sua mãe. “Só um amor assim, que respeita o dom natural do corpo e que o assume com amor, pode engendrar a vida verdadeira. Hoje, mais do que nunca, querida Mãe de Itati, necessitamos te contemplar e pedir que fique próxima ao nosso povo, e que cuide e o proteja de uma direção que, em sua maioria, revela-se tão escassa de sabedoria e de grandeza”, declarou.

Referindo-se à decisão do governo argentino de aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo, o arcebispo de Corrientes comentou que, apesar do tempo confuso em que o homem vive, “tão pouco favorável aos grandes valores que sustentam o matrimônio entre homem e mulher – única base sólida para construir a família – e ambos, fundamentos insubstituíveis para o progresso espiritual e material de um povo, você, Nossa terna Mãe, está definitivamente no centro de nosso corações, como um poderoso farol que ilumina nossa história”.

Por fim, o prelado, dirigindo-se especialmente os fiéis, que anualmente se deslocam até o santuário para venerar a Virgem de Itati, disse que o verdadeiro peregrino é aquele que se converte em missionário de uma cultura de vida e amor, “compromete-se a ser fiel no matrimônio – constituído por um homem e uma mulher -, é responsável pela família, honesto na função pública e sempre disposto a participar ativamente de todas as iniciativas que promovem relações mais justas, fraternas e respeitosas”.

Conforme a Aica, as celebrações do aniversário de coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora de Itati tiveram dentro de sua programação uma procissão náutica pelo rio Paraná, encontro entre as imagens da Virgem de Itati e da Virgem de Caacupé, seguida de outra procissão, dessa vez terrestre, e missa central, presidida por Dom Stanovnik.

As festividades terminarão no início da noite de hoje com uma procissão iluminada por tochas e queima de fogos de artifício.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas