Gaudium news > “A comunicação é presença em todas as pastorais e serviços da evangelização”, diz coordenador de Pascom gaúcha

“A comunicação é presença em todas as pastorais e serviços da evangelização”, diz coordenador de Pascom gaúcha

foto padre Cesar Padilha.jpg
Segundo Padre César, Pascom de Porto Alegre quer comunicar cada vez mais e melhor

Porto Alegre (Sexta-feira, 16-07-2010, Gaudium Press) Acontecerá em Aparecida, São Paulo, entre os dias 21 e 24 de julho, o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, promovido pelo setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Aproximadamente 300 pessoas devem participar do encontro esse ano, e um dos participantes que já confirmou sua presença é o Padre César Leandro Padilha, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom) de Porto Alegre, que representará sua região. Em uma entrevista para a Gaudium Press, o sacerdote discorre sobre a importância desse evento e sobre suas expectativas.

Gaudium Press – Como a arquidiocese está se organizando para participar do Encontro Nacional da Pascom?
Padre César – A arquidiocese de Porto Alegre está reorganizando seu setor de Pastoral da Comunicação (Pascom). Recentemente contratamos uma jornalista e disponibilizamos uma sala na Cúria Metropolitana para a Pascom. Há muito ainda a fazer. O caminho é longo e é um desafio. Somos uma arquidiocese grande. Nosso trabalho acontece dentro do Vicariato da Cultura, que abrange também a ação da Igreja nas áreas da Cultura e da Educação.

GP – Quem serão os representantes da arquidiocese de Porto Alegre e das dioceses do Regional Sul 3 no encontro?
Padre César – Nossa arquidiocese estará representada por mim, que sou o coordenador arquidiocesano da Pascom, e pela jornalista Cynara Baum, secretária da Pascom.

GP – No seu ponto de vista qual a importância de um evento como esse, em nível nacional, para a Pascom?
Padre César – A Igreja tem a consciência de que a “Evangelização é comunicação” (Documento de Puebla); sabemos que a Igreja existe para comunicar. Um encontro como este tem a importância de criar um espaço de reflexão sobre a ação comunicativa da Igreja no Brasil, buscando um novo vigor, partilhar iniciativas e criar comunhão entre os agentes da Pascom.

GP – O que a Pascom da arquidiocese de Porto Alegre representa para a vida da Igreja do sul?
Padre César – Em sintonia com as outras dezessete dioceses gaúchas (Regional Sul 3 da CNBB) queremos comunicar cada vez mais e melhor. Atualmente a Igreja do Rio Grande do Sul vive o centenário da criação da arquidiocese de Porto Alegre e da criação das dioceses de Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas. Neste contexto, a comunicação é chamada a proclamar como a Igreja gaúcha buscou evangelizar nestes 100 anos e como hoje continua proclamando o Reino de Deus.

GP – Quais as suas expectativas em relação ao evento?
Padre César – Pessoalmente, tive a alegria de participar do primeiro Encontro Nacional, há dois anos. Trouxe de lá uma vontade grande de aumentar a comunicação em nossa arquidiocese. Agora, vejo com alegria este segundo encontro. Percebo uma maior motivação, maior entrosamento. Muitos passos já foram dados nestes dois anos no sentido de integração entre os comunicadores católicos. Através de iniciativas simples como um grupo de e-mail estamos permanentemente trocando experiências, dialogando e informando. E isso é ser Igreja, isso é comunicar.

GP – O senhor poderia deixar uma mensagem final para nossos leitores?
Padre César – Sabemos que há muitos outros importantes encontros nas mais diferentes áreas da vida da Igreja. Em todos existem momentos de oração, de formação e de partilha, buscando sempre a evangelização. É importante a consciência de que a comunicação não é uma iniciativa a mais, uma pastoral a mais. A Pascom é um modo concreto de evangelizar de acordo com os novos meios e tecnologias. A comunicação é presença em todas as pastorais e serviços da evangelização.

Por Fernanda Baldini 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas