Gaudium news > Papa recorda, em Castel Gandolfo, sua primeira missa

Papa recorda, em Castel Gandolfo, sua primeira missa

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 12-07-2010, Gaudium Press) Com uma celebração eucarística às 8 da manhã, teve início nesta sexta-feira o primeiro dia de férias do Papa Bento XVI em Castel Gandolfo.

Joseph Ratzinger foi ordenado sacerdote junto de seu irmão Georg no dia 29 de junho de 1951 em Freising, na Baviera, pelas mãos do cardeal Michael von Faulhaber, arcebispo de Munique. Sua primeira missa foi celebrada no primeiro domingo seguinte à ordenação.

Assim como em toda a Europa, também chegou ao Vaticano a tranquilidade do verão. Embora seja esperada ainda a publicação de dois documentos importantes, um que diz respeito à Congregação para a Doutrina da Fé e outro àquela do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que devem sair na próxima semana, interrompendo um pouco aquele ar de “dolce far niente” de verão na Sala de Imprensa vaticana, o Santo Padre repousa na sua residência de verão e também seus colaboradores da Cúria romana começam a sair de férias.

Onde encontrar notícias interessantes? Pode-se ir até onde está o pontífice, parar um pouco em um dos três cafés na Praça da Liberdade e começar a ouvir as pessoas.

“Por algum tempo serei um seu paroquiano”, teria dito Bento XVI ao pároco Waldemar Niedziolka, um salesiano polonês há 12 anos custódio da Igreja de São Tomás de Villanova. Nossa correspondente o encontrou ocupado com os técnicos dos Museus Vaticanos. Há dois anos estão em andamento obras de restauração na igreja local. Tudo isso para o próximo ano, quando será celebrado o 60° aniversário da ordenação sacerdotal do Papa.

Castel Gandolfo tem um pouco da atmosfera do Vaticano, mas em dimensões bem menores. Há uma praça que acolhe todos para os encontros com o Santo Padre (audiências gerais e Angelus) e a igreja, mas sem o “abraço” das Colunas antes de entrar na Basílica de São Pedro, Na praça pode se encontrar a prefeitura, o banco, os correios, as lojas e os cafés.

O Santo Padre reserva para si nas próximas três semanas leituras, passeios e tempo para suas orações. Seu irmão Georg, três anos mais velho, assim como nos anos precedentes, chega da Alemanha em agosto. A presença do Papa traz alegria para Castel Gandolfo. Mas, como em Roma, as ocasiões para vê-lo são poucas: o Angelus e algumas audiências gerais de quarta-feira.

O momento especial destas férias será a missa da Assunção, presidida pelo Santo Padre às 8 da manhã, na igreja paroquial, única vez em que o Papa sai de seu Palácio pela porta central. No fim de agosto acontecerá o “Schülerkreis”, o encontro de Bento XVI com seus ex-alunos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas