Gaudium news > Conferência sobre espiritualidade na missão marca 4º dia de Congresso Missionário

Conferência sobre espiritualidade na missão marca 4º dia de Congresso Missionário

congressomissionariopejoachimind.jpg
Para o sacerdote indiano, fidelidade está no coração/ Foto: CNBB

Brasília (Quarta-feira, 07-07-2010, Gaudium Press) O quarto dia do 1º Congresso Missionário Nacional para Seminaristas, realizando em Brasília, foi marcado pela palestra do padre indiano Joachim Andrade, radicado no Brasil há 18 anos e provincial dos padres do Verbo Divino, no Paraná. O religioso discorreu a respeito da dimensão espiritual na formação dos padres para uma missão sem fronteiras.

O sacerdote iniciou sua apresentação afirmando que, para uma boa missão, é preciso dar mais destaque ao ser do que ao fazer do padre. Para isso, segundo Padre Joachim, a formação sacerdotal deve oferecer aos candidatos ao sacerdócio as possibilidades de terem uma experiência direta com Deus.

Sobre a espiritualidade, Padre Joachim disse que ela é aprendida por cada um com os pais, na igreja e na escola. Contudo, segundo o sacerdote, este hábito vai desaparecendo na medida em que a vida do missionário é um eterno deslocamento. “Isto deve ser recuperado”, sentencia.

O sacerdote indiano disse ainda sobre a espiritualidade que ela deve ser movida pela capacidade da pessoa ouvir, ver e ser fiel. “A fidelidade não está em recusar a mudança, mas em fazer todas as mudanças necessárias para trazer de volta os ideais a partir dos quais operamos. Fidelidade não é a estabilidade do lugar, mas do coração”, concluiu.

Antes da palestra ministrada por Padre Joachim, o quarto dia do Congresso Missionário foi marcado por diversas atividades. O dia começou com uma meditação conduzida pelo bispo de São Raimundo Nonato, no Piauí, Dom Pedro Guimarães, que lembrou a todos que o protagonista da missão sacerdotal é o Espírito Santo. Logo em seguida, ocorreu o painel temático: O Horizonte.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas