Gaudium news > Cidade gaúcha de Erexim promoverá Curso Diocesano de Liturgia

Cidade gaúcha de Erexim promoverá Curso Diocesano de Liturgia

gustavohassliturgiacapa.jpg
Padre Carlos Gustavo Haas dará assessoria ao Curso Diocesano de Liturgia

Erexim (Terça-feira, 06-07-2010, Gaudium Press) A diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, promoverá no dia 7 de agosto um Curso Diocesano de Liturgia. O encontro será uma oportunidade especial de formação para ministros, servidores, animadores, cantores, instrumentistas, leitores, e para todas as pessoas que pretendem integrar equipes de liturgia nas comunidades e nas paróquias da região.

Segundo o coordenador diocesano de liturgia de Erexim, Padre Clair Favreto, o curso é a continuidade da implantação da Pastoral Litúrgica na diocese. Ele salienta que já se faz há algum tempo uma formação com os coordenadores paroquiais de liturgia, mas com os agentes em geral essa capacitação foi iniciada só no ano passado. “A meta principal é retomar o curso do ano passado e o aprofundamento dos principais aspectos que envolvem a Pastoral Litúrgica”, diz.

O curso, que tem como estimativa a participação de mais de 400 agentes, proporá a reflexão de temas voltados para a Pastoral Litúrgica, sua organização, funcionamento, fundamentação, entre outros. Além de abordar a questão da importância da liturgia na vida da comunidade. O encontro terá a assessoria do Padre Carlos Gustavo Haas, referencial nacional de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Esse encontro nos permitirá indagar sobre a importância de uma Pastoral Litúrgica e do ensino da liturgia. Num clima fraterno, teremos a oportunidade de mergulhar numa metodologia formativa que nos ajudará a avançar na compreensão dos ritos e preces, para que a liturgia possa ser de fato a fonte de autêntica espiritualidade e da vida eclesial de todas as comunidades”, afirmou Padre Gustavo.

Para o Padre Clair, esse curso é a consolidação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na diocese, é a clareza na condução do processo. “É o embasamento para nossas lideranças, a capacitação para melhor conduzir a liturgia em nossas paróquias, é a possibilidade de caminhar em unidade diocesana”, ressalta.

Ainda de acordo com o coordenador, a liturgia é a vida da Igreja. O sacerdote afirma que ela é o principal combustível da ação dos agentes e das comunidades, pois, sem ela, a Igreja não sobrevive. “Liturgias acolhedoras, orantes, rituais, simbólicas, ajudam os fiéis a participarem melhor da eucaristia, e, sem dúvida, os aproxima muito mais do Mistério Pascal, do Cristo ressuscitado”, conclui.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas