Gaudium news > Ao receber novo embaixador iraquiano, Papa pede respeito por direitos humanos no país

Ao receber novo embaixador iraquiano, Papa pede respeito por direitos humanos no país

Nova Imagem (3).bmp
Papa disse apreciar coragem e determinação dos iraquianos para enveredarem no caminho da democracia

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 02-07-2010, Gaudium Press) “É meu desejo mais sincero que o Iraque emirja de suas experiências difíceis da última década como um modelo de tolerância e cooperação entre muçulmanos, cristãos e outros no serviço daqueles em maior necessidade”, disse o Papa Bento XVI ao novo embaixador da República do Iraque, Habbeb Mohammed Hadi Ali Al’Sadr. Na manhã desta sexta-feira, o pontífice recebeu o diplomata no Palácio Apostólico para apresentar suas cartas credenciais.

Em seu discurso ao embaixador, o Papa disse apreciar “a grande coragem e determinação” pelas decisões dos iraquianos de enveredar em um caminho de democracia para chegar a um “Iraque mais estável e unificado”. Respondendo às palavras do embaixador, Bento XVI observou ainda a presença dos Cristãos “na terra de Abraão” e como, hoje em dia, mesmo como uma comunidade pequena do Iraque, “têm uma valiosa contribuição para fazer esta reconstrução e recuperação econômica”, com projetos educacionais e humanitários.

“Entretanto, os cristãos iraquianos precisam saber que é seguro para eles permanecer ali ou retornar às suas casas, e precisam de garantias que suas propriedades serão restabelecidas e os seus direitos preservados”, afirmou o Papa.

Por fim, Bento XVI convidou tanto cristãos quanto muçulmanos a fortalecer a determinação de “trabalhar pela paz e reconciliação” e pediu ao novo governo iraquiano que respeite cada cidadão “tanto na lei quanto na prática”.

Biografia

O embaixador da República do Iraque junto à Santa Sé nasceu em Kerbala no dia 24 de dezembro de 1951. Laureado em Língua Árabe pela Universidade de Bagdá (1974), frequentou a Escola da Reserva de Oficiais em Bagdá (1975) e, a partir de 1984, prestou serviço de reserva no exército iraquiano, atingindo o posto de Major (1991). Fez um douturado em Comunicação de Massa na Universidade Al-Hurra, na Holanda, em 2007, antes de iniciar sua carreira diplomática.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas