Gaudium news > CNBB realiza seminário de formação de leigos em Goiânia

CNBB realiza seminário de formação de leigos em Goiânia

Goiânia (Quinta-feira, 01-07-2010, Gaudium Press) O setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, hoje e amanhã, em Goiânia, um Seminário de responsáveis e docentes pela formação do laicato e pelos cursos de teologia nos Regionais Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins), Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 (Mato Grosso). Com informações da CNBB.

O encontro, que terá a participação dos bispos referenciais para os leigos e dos representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) nos regionais, será realizado com o intuito de acompanhar a formação para leigos dentro das atribuições da Comissão para o Laicato e do 20º Plano Pastoral do Secretariado Geral (2009-2010), que se encontra no documento 89 da CNBB. Haverá mais sete encontros com o mesmo objetivo que serão realizados em outros regionais.

O assessor do setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Geraldo Aguiar, informa que estes seminários de formação respondem às exigências do Plano Pastoral da Conferência, ao Documento de Aparecida e às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). “Esses documentos solicitam a formação para leigos nos diversos campos de atuação”, diz.

Em relação à programação do encontro em Goiânia, o assessor conta que o seminário terá inicialmente uma exposição a partir de documentos do Concílio Vaticano II e dos documentos da CNBB. Haverá também, segundo ele, a apresentação de desafios colocados para a formação de leigos na atualidade, a partilha de experiências entre os leigos e indicativos para sua formação.

As impressões obtidas durante os oitos seminários, que acontecerão em todos os regionais da Conferência, serão devidamente catalogadas e, adiante, transformadas em um documento destinado ao Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, que terá a incumbência de analisá-lo e dar a sua avaliação.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas