Gaudium news > Bento XVI dedica catequese da audiência geral a São José Cafasso, formador de sacerdotes

Bento XVI dedica catequese da audiência geral a São José Cafasso, formador de sacerdotes

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-06-2010, Gaudium Press) Depois de encerrar o ciclo de três catequeses seguidas sobre São Tomás de Aquino, o Papa Bento XVI apresentou hoje na audiência geral um novo santo e teólogo da história da Igreja: São José Cafasso, sacerdote e formador de padres do século XIX. Neste ano completam-se 150 anos da morte do religioso.

São José Cafasso foi um sacerdote piemontês dedicado à confissão, à direção espiritual e ao apostolado dirigido aos pobres e aos presos. “A mensagem de São José Cafasso é viva e atual. Ele foi um formador de padres, entre os quais João Bosco, um verdadeiro pastor com uma rica vida interior, um profundo zelo no cuidado pastoral, fiel à oração, comprometido com a catequese, com a Confissão e com a Eucaristia”, afirmou o Papa em sua alocução.

Bento XVI destacou como os três maiores “dotes” do religioso “a calma, a perspicácia e a prudência”, sendo uma de suas principais bandeiras a defesa intransigente dos direitos humanos e do respeito por todos, como, por exemplo, dos presos que no século XIX eram encarcerados em lugares desumanos.

Cardeais na audiência geral.JPG
Cardeais protegem-se do sol enquanto assistem a audiência geral na qual Bento XVI discorreu sobre o formador de sacerdotes

São José Cafasso “é um apelo a todos para intensificar o caminho da santidade e lembra os sacerdotes a dedicar tempo para a confissão e à direção espiritual e à atenção aos humildes”, afirmou o Papa na Praça São Pedro, para cerca de 9 mil fiéis presentes. Além dos fiéis, também estavam presentes na audiência geral de hoje todos os 38 arcebispos metropolitanos que receberam ontem o pálio pelas mãos do Papa.

Nas saudações nas diversas línguas o Papa saudou os novos arcebispos metropolitanos em português e espanhol. “Amados peregrinos de língua portuguesa, em particular os que vieram de Angola e do Brasil para acompanhar os seus arcebispos que ontem receberam o pálio, símbolo de una especial união com Cristo Bom Pastor e com o seu Vigário e Sucessor de Pedro no governo do povo de Deus: saúdo os fiéis de Lubango, com Dom Gabriel Mbilingi, de Bélem do Pará, com Dom Alberto Corrêa, e de Olinda e Recife, com Dom António saburido. À Virgem Maria confio as vossas vidas, famílias e dioceses, para todos implorando o precioso dom do amor e da unidade sobre a rocha de Pedro, ao dar-vos a Benção Apostólica”.

Bento XVI dirigiu também uma saudação especial aos jovens, aos enfermos e aos recém-casados. Aos jovens pediu, na solenidade dos Primeiros Mártires Romanos, para “imitarem aquele heroico testemunho evangélico” e para serem “fiéis a Cristo em todas as situações de vida”.

Dom André-Joseph Léonard

O Santo Padre recebe ainda hoje em audiência privada o presidente da Conferência Episcopal Belga, Dom André-Joseph Léonard, que, como novo arcebispo de Malines-Bruxelas e primaz da Bélgica, também recebeu ontem o pálio. Mas o prelado encontra o Papa para manifestar ainda seus sentimentos depois dos acontecimentos na sua sede arquiepiscopal na semana passada, quando foram interrogados todos os bispos belgas presentes à reunião mensal. Para Bento XVI, será uma oportunidade para saber mais como tudo aconteceu.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas