Episcopado do Quênia condena atentado ocorrido em Nairóbi
Nairóbi (Quinta-feira, 24-06-2010, Gaudium Press) Em declaração enviada à agência de notícias Fides, a Conferência Episcopal do Quênia condenou o atentado, ocorrido no dia 13 junho, no Central Business District de Nairóbi, capital queniana. Na ocasião, seis pessoas morreram. Elas participavam de um momento de oração por serem contrárias à nova constituição, que, segundo a Igreja, apresenta artigos que abririam caminhos para a legalização do aborto.
No texto, os prelados condenam os “atrozes” crimes cometidos contra inocentes quenianos e manifestam solidariedade aos bispos e demais representantes religiosos que organizaram o “positivo encontro de oração”. Os bispos oferecem também suas orações aos falecidos neste fatídico acontecimento e exortam todo o povo queniano a rezar pelas almas dos irmãos e irmãs que perderam a vida enquanto “expressavam seu direito democrático de defendê-la”.
No dia seguinte ao atentado no centro comercial de Nairóbi, vândalos profanaram a Basílica da Sagrada Família, em Nairóbi. No comunicado, os bispos também demonstraram indignação sobre este acontecimento. “Este ataque teve como alvo o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é o que há de mais sagrado no mundo. Protestamos veementemente contra este episódio (…) e condenamos totalmente a atitude dos mandantes”, disseram.
Os representantes da Conferência Episcopal do Quênia afirmaram ainda no comunicado que não serão intimidados por tais atos e que continuarão se mostrando contrários ao “enganoso projeto de Constituição”. Por fim, os prelados conclamaram os quenianos a dizer não no dia da votação do referendo que acontecerá em 4 de agosto e a se unir contra qualquer demonstração de violência.
Deixe seu comentário