Gaudium news > Pela audiência geral, Papa conclui série de catequeses sobre São Tomás de Aquino

Pela audiência geral, Papa conclui série de catequeses sobre São Tomás de Aquino

st-thomas-aq.jpg
A escola de São Tomás, segundo o Papa, é exemplar para a atual pregação

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-06-2010, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, o Papa Bento XVI encerrou na Sala Paulo VI sua série de catequeses sobre São Tomás de Aquino pela audiência geral. Segundo o Papa, que nesta quarta falou principalmente sobre uma das principais obras do Doutor Angelicum, a “Summa Theologiae”.

Esta foi a terceira catequese sobre o religioso. Bento XVI afirmou que a pregação de São Tomás corresponde “quase completamente à estrutura do catequismo da Igreja Católica” e “na catequese e na pregação, especialmente em um tempo como o nosso de renovado empenho para a evangelização”.

A escola de São Tomás e de sua obra-prima, a “Summa Theologiae”, continuou o Santo Padre, são exemplares para a atual pregação e catequese, para indagar a inteligência humana com a fé, na clareza e profundidade. Para Bento XVI, todas as respostas que São Tomás propõe na sua grande obra respondem também às perguntas do nosso tempo. São Tomás iluminava o “esforço da mente humana” com a oração, explicou o pontífice. A “inteligência humana é limitada e não pode conhecer tudo”.

Entre os presentes para acompanhar as palavras do pontífice havia numerosos grupos de diversos países do mundo. Ao fim da audiência geral, o Santo Padre dirigiu uma saudação aos brasileiros: “Amados peregrinos de língua portuguesa, que viestes junto do túmulo de São Pedro renovar a vossa profissão de fé eclesial, reconhecendo e adorando o Deus Uno e Trino, que vos escolheu para seu Povo Santo. Para todos vós, particolarmente para o grupo brasileiro de Piracicaba, a minha saudação agradecida, con votos de abundantes dons de graça e paz divina, que imploro para vós e vossos queridos com a minha Bênção Apostólica.”

Hoje pela manhã foi dado de presente ao Santo Padre um livro com 20 mil torpedos dos telespectadores italianos da ação “A sua imagem”, realizada no último dia 16 de maio. Foram dois volumes ao todo, de 2300 páginas no total, trazidos pelo diretor da Rai 1, Mauro Mazza e pelo apresentador Rosario Carello. A ação foi uma iniciativa dos leigos italianos para expressar sua fidelidade e apoio ao pontífice, no dia 16 de maio de 2010, para a recitação do Ângelus com o Santo Padre. Estiveram presentes naquele dia aproximadamente 100 mil fiéis.

O tempo chuvoso em Roma foi o responsável por deslocar o tradicional encontro do Papa com os fiéis de quarta-feira da Praça São Pedro para a Sala Paulo VI, no interior do Vaticano. Segundo dados da Prefeitura da Casa Pontifícia, estiveram presentes 7.000 participantes registrados, mas assomaram muito mais, de forma que uma parte deles teve que permanecer do lado de fora por falta de espaço.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas