Gaudium news > Oriente Médio precisa de liberdade e cultura no diálogo inter-religioso, deseja cardeal Sandri

Oriente Médio precisa de liberdade e cultura no diálogo inter-religioso, deseja cardeal Sandri

NEterovic.jpg
Dom Nicola apresentou aos participantes último documento para o Sínodo

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-06-2010, Gaudium Press) Começou ontem os trabalhos da 83ª Assembleia da ROACO (Reunião das Obras de Ajuda ás Igrejas Orientais, na sigla em italiano), promovida pela Congregação para as Igrejas Orientais. O tema desta edição é a solidariedade com os cristãos no Oriente Médio, escolhido por ocasião do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, que acontece no Vaticano no próximo mês de outubro.

O cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação, desejou na intervenção de abertura que o Sínodo “estimulasse um tipo de aliança espiritual para favorecer uma presença significativa naquela região onde foi iniciado o anúncio evangélico”. A presença dos cristãos no Oriente Médio se reduziu dramaticamente nos últimos anos, por causa principalmente das dificuldades econômicas, políticas e religiosas no território. Nesse sentido, o purpurado vê a importância das Agências de Ajuda Católicas.

Durante os trabalhos, o secretário geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nicola Eterovic, apresentou aos participantes da reunião recentemente publicada durante a viagem do Papa ao Chipre (6 de junho de 2010), último documento para o Sínodo, o “Instrumentum Laboris”. Segundo o Cardeal Sandri, o material deveria ser valorizado de forma mais eficaz.

Cardeal-Leonardo-Sandri.jpg
Cardeal Sandri foi o responsável pela intervenção de abertura da reunião

Na reunião, Mons. Youssef Soueif, arcebispo do Chipre dos Maronitas, em uma intervenção sobre “Os Desafios atuais para as Igrejas no Oriente Médio”, ilustrou a dificuldade que enfrentam os cristãos ali. Ele destacou a difícil situação política, que influi não somente nos cristãos, e o extremismo islâmico. Há uma necessidade de se promover a liberdade e a “cultura do amor manifestada na diversidade e no diálogo”, declarou o arcebispo.

Da reunião participam ainda o Grande Mestre da Ordem do Santo Sepulcro, Cardeal John Foley; o secretário da Congregação para as Igrejas Orientais, Dom Cyril Vasil; o representante pontifício em Jerusalém, em Israel, Palestina e Chipre, Dom Antonio Franco; o custódio da terra Santa, Padre Pierbattista Romani; e mais de 40 delegados das Obras de Ajuda Católicas empenhados no Oriente Médio.

A ROACO é um comitê que reúne as agências-obras de todo o mundo empenhadas no apoio financeiro em vários setores (desde a edificação de lugares para cultos a bolsas de estudo, instituições educacionais e escolares e outras instituições dedicadas à assistência sócio-sanitária).

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas