Gaudium news > Porto Alegre sedia Congresso Regional do Serviço de Animação Vocacional

Porto Alegre sedia Congresso Regional do Serviço de Animação Vocacional

Porto Alegre (Terça-feira, 22-06-2010, Gaudium Press) O Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, rende frutos. O Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Sul 3 da CNBB, através da Equipe de Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), promoverá nos próximos dias 26 e 27 de junho, na cidade de Porto Alegre, o Congresso Regional do Serviço de Animação Vocacional. O tema? “Discípulos missionários de Jesus Cristo à serviço das vocações”.

O evento reunirá as 18 dioceses do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Irmão Narciso Camatti, coordenador do SAV do Regional Sul III, inspirados pelo evangelista Mateus “Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações”, o encontro tem o objetivo principal de preparar o III Congresso Vocacional do Brasil, a realizar-se entre os dias 03 e 07 de setembro, em Itaici (SP). O congresso contará com a assessoria do Padre Ângelo Ademir Mezzari, que vem de São Paulo, e tem uma vasta caminhada no setor vocacional do Brasil.

Padre ângelo Mezzari.jpg
Padre Ângelo dará assessoria ao 3º Congresso Vocacional do Brasil

Além da meta de estar em sintonia com o Congresso Nacional, o encontro regional quer ainda mostrar o que vem sendo realizado nas dioceses gaúchas referente à missão do serviço vocacional e motivar os animadores vocacionais para dar continuidade ao trabalho pastoral, ressalta irmão Narciso. “Por vezes encontramos animadores vocacionais desanimados, desmotivados. Então um evento como esse vem dar força a essas pessoas e vem mostrar os passos positivos na caminhada do trabalho vocacional”, acrescenta.

Segundo o religioso, é importante destacar que o animador vocacional tem como tarefa incentivar jovens que pensam num projeto de vida como sacerdote ou como religioso, assumindo uma vida consagrada. Mas além da vida consagrada, ele ainda lembra que as lideranças nas comunidades também são formadas pela Pastoral Vocacional. “Os jovens hoje vendo o exemplo dessas pessoas, que doam a suas vidas, se dedicam ao trabalho vocacional e assumem e vivem essa missão, se sentem animados a dar uma resposta assim também”, diz.

“O Serviço de Animação Vocacional é um espaço onde as pessoas podem se abrir, se desenvolver e encontrar uma resposta ao chamado de Deus”, conclui o coordenador.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas