Celam promove encontro para identificar desafios das empresas sob ótica cristã
Encontro teve a presença de representantes de diversos países da América Latina/Foto: Celam |
Cochabamba (Terça-feira, 22-06-2010, Gaudium Press) O departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e a Associação de Dirigentes e Empresários cristãos da América Latina realizaram, na semana passada, dias 17 e 18 de junho, um encontro com um grupo de empresários, bispos, sacerdotes e leigos.
Segundo informações da Radio Vaticana, o encontro reuniu representantes de diversos países latinoamericanos, como Argentina, Bolívia, Brasil, Haiti, México e República Dominicana, com o objetivo principal de identificar os desafios das empresas à luz do bicentenário da independência de países da América Latina e Caribe. Como base para as discussões, foi utilizada a Encíclica “Caritas in Veritate” do Papa Bento XVI.
Os debates do encontro mapearam as transformações econômicas ocorridas nos últimos 200 anos, focando a mudança do sistema agrário para um modelo industrial, a abertura dos mercados, a concorrência internacional e os investimentos em tecnologia e capacitação dos empregados para aumentar a eficiência e a produtividade.
Neste sentido, foram discutidos também assuntos como globalização, acesso ao mercado, solidariedade com os pobres e excluídos, dignidade humana, esperança, oportunidade e a economia solidária, focando no desafio principal para os empresários latinoamericanos, que segundo o Celam é a promoção e o desenvolvimento das empresas no compromisso ético e social para que sejam mais próximas dos seus trabalhadores e da comunidade.
Além disto, os participantes relataram que querem desenvolver mecanismos de promoção e contato e comunhão entre os empregadores, o Estado e a sociedade civil, para assim influírem mais profundamente nas políticas públicas e promoverem valores como a liberdade, a justiça, a solidariedade e o bem comum, livrando-se, entre outras coisas, da lógica da venda.
Para que tudo isso seja colocado em prática da maneira mais eficaz possível, os empresários e pastores presentes na reunião informaram também que o zelo pastoral deve se concentrar em âmbito diocesano, incutindo nos leigos o compromisso de construir uma sociedade justa, solidária e fraterna.
Deixe seu comentário