Gaudium news > Dom Vegliò diz que somente conscientização nos valores cristãos pode combater xenofobia

Dom Vegliò diz que somente conscientização nos valores cristãos pode combater xenofobia

Roma (Quinta-feira, 17-06-2010, Gaudium Press) O presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Vegliò, disse nesta quinta-feira que somente a conscientização social, preferencialmente baseada sob valores cristãos, pode fazer frente à xenofobia.

O prelado discursou na homilia de uma celebração promovida pela Comunidade Santo Egídio, em Roma, como preparação ao Dia Mundial dos Refugiados, no próximo dia 20 de junho.

“Não se trata somente de planos normativos, mas é necessária uma paciente e constante obra de formação da mentalidade e da consciência”, comentou o arcebispo, destacando que a educação deve estar baseada em valores e sentimentos que envolvem acolhimento, compreensão e solidariedade.

De acordo com o religioso, são “valores de um diálogo que se fragmenta na vida cotidiana: com uma saudação cordial, atos de solidariedade no ambiente de trabalho, com a participação nos problemas dos outros, com sentimentos de misericórdia e de perdão. Um diálogo que diz, sobretudo, a capacidade de conviver com os outros, de escutar, de entender, de aceitar cada um com sua mentalidade”.

O presidente do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes disse ainda que a Igreja condena toda forma de tráfico e abuso dos seres humanos e a falta de acolhimento “a quem frequentemente foge de situações insustentáveis”, mas reconhece também a necessidade de uma “gestão regulada dos fluxos migratórios’ e de “medidas que garantam a segurança e a legalidade a todos”.

Dom Vegliò afirmou ainda que a Igreja “pede a todos para assumirem as próprias responsabilidades e encontrar soluções que não sejam somente as de um reforço das sanções contra os irregulares e de um fechamento mais hermético das fronteiras”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas