Gaudium news > Bento XVI aborda na audiência geral da semana a catequese de São João Clímaco

Bento XVI aborda na audiência geral da semana a catequese de São João Clímaco

Cidade do Vaticano (Quarta, 11-02-2009, Gaudium Press) O papa Bento XVI prosseguiu com sua catequese sobre os Padres da Igreja nesta quarta-feira, durante a audiência geral na Sala Paulo VI. Bento XVI falou aos fiéis sobre São João Clímaco.

Segundo o papa, Clímaco foi um monge eremita que viveu a cavalo entre os séculos seis e sete e autor de um célebre tratado sobre a vida espiritual. Um “estrategista” do espírito, que viveu nos mesmos lugares onde Moisés falou com Deus.

João Clímaco foi apresentado por Bento XVI como um “dos grandes escritores da Igreja do Oriente e do Ocidente” da época medieval. Nasceu em um período dramático da história de seu tempo, na época das invasões bárbaras, mas, todavia, fez brilhar – “no desmantelar completo das estruturas civis do Império Bizantino” – a estabilidade do corpo da Igreja, graças sobretudo “à rede de monastérios” da época, disse o pontífice. A fama de São João Clímaco, lembra Bento XVI, está ligada ao seu escrito mais famoso, a “Escada do Paraíso”.

“A ‘Escada’ é um tratado completo de vida espiritual, no qual João descreve o caminho de um monge, da renúncia ao mundo até a perfeição do amor. É um caminho que se desenrola através de trinta etapas, cada uma delas ligada à seguinte”, lembrou o papa.

“O conjunto destas etapas constitui sem dúvida o mais importante tratado de estratégia espiritual que possuímos”. O papa explicou essa estratégia condensando as 30 etapas em três fases. Na primeira fase, trata da ruptura com o mundo, para voltar ao estado da infância espiritual. Depois, a luta espiritual contra as paixões para atingir as virtudes. Na última etapa da perfeição cristã, a alma, ao alcançar o estado de serenidade, se prepara para a oração do corpo e do coração.

Bento XVI concluiu a audiência saudando os fiéis em nove línguas, entre as quais o português, e rezando pelos doentes, no centro de Jornada Mundial de hoje, em memória da Virgem de Lourdes.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas