Gaudium news > Santuário de Aparecida constrói complexo para abrigar romeiros

Santuário de Aparecida constrói complexo para abrigar romeiros

Proejto-de-um-dos-hotéis.jpg
Projeto de hotel da Cidade dos Romeiros: com baixo impacto ambiental

Aparecida (Sexta-feira, 29-05-2010, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida está construindo a menos de um quilômetro de distância de sua sede um novo espaço para melhor acolher aqueles que vão em busca de bênçãos pela padroeira da Brasil: trata-se do complexo Cidade dos Romeiros. O novo complexo turístico-religioso terá a função de hospedar os peregrinos de todo o país que vão à cidade de Aparecida diariamente, e também funcionará como um espaço para realização de encontros, convenções e retiros.

No terreno de aproximadamente 177 mil m² serão construídos uma capela, hotéis, centro de convenções, áreas de comércio e convívio. Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Nacional, a cidade terá espaços paisagísticos concebidos para o estimulo à oração e reflexão e também a conscientização ambiental.

Segundo a administração do Santuário, o projeto arquitetônico da Cidade dos Romeiros está fortemente baseado no conceito de sustentabilidade ambiental. O primeiro hotel a ser construído no complexo, por exemplo, terá 330 apartamentos, todos eles atendidos por um sistema de aquecimento híbrido alimentados por gás e energia solar, fontes energéticas de baixo impacto ambiental.

O hotel possuirá também um mecanismo de reaproveitamento de água de chuva, para abastecer o sistema de bacias sanitárias e de irrigação. Estes, por sua vez, serão projetados para consumirem energia de forma eficiente.

Outra iniciativa para reduzir o impacto ambiental, segundo informa a assessoria de imprensa do Santuário, é a chamada “cobertura verde”, que cobrirá os pavimentos inferiores do hotel. Com isso, haverá melhoria no micro-clima em virtude da absorção de águas pluviais e retenção da radiação solar, assim como a redução do consumo energético do sistema de climatização.

As obras da Cidade dos Romeiros ainda estão em sua fase inicial. Conforme a assessoria do Santuário, no momento está sendo finalizado o serviço de terraplanagem. O início da próxima etapa, que se refere às obras de fundação, processo conhecido por estaqueamento, deve começar no dia 10 de junho. O término das obras está previsto para 2013.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas