Gaudium news > Concerto de música clássica encerra Jornadas Russas no Vaticano

Concerto de música clássica encerra Jornadas Russas no Vaticano

Papa-cumprimenta-musicos.jpg
Papa cumprimenta músicos do concerto que concluiu as Jornadas Russas no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-05-2010, Gaudium Press) A cultura contemporânea “corre o risco da amnésia” e o Oriente e o Ocidente têm um importante papel de “inspirar o novo humanismo” nas sociedades secularizadas, observou o Santo Padre ao término do concerto, na Sala Paulo VI, que concluiu as Jornadas Russas no Vaticano. O concerto foi oferecido por Kirill I, patriarca de Moscou e de todas as Rússias, para o Papa.

As peças musicais foram apresentadas por artistas russos da Capela de Cornos da Rússia, do Coro Sinodal de Moscou e da Orquestra Nacional Russa. O evento foi oferecido pelo patriarca russo ao Santo Padre, não somente em ocasião de seu aniversário, mas também pelo 5° aniversário de seu pontificado.

O patriarca e o Papa falaram em seus discursos sobre o significado da música e da cultura russas. A música apresentada no concerto expressou “profundamente a alma do povo russo e com ela a fé cristã” graças a uma ligação forte, originária, entre a música russa e o canto litúrgico”, disse o Santo Padre.

A música antecipa “o confronto, o diálogo, a sinergia entre o Oriente e o Ocidente” e também “tradição e modernidade”. Bento XVI desejou que se “retorne a respirar pelos dois pulmões” da cultura e da fé oriental e ocidental. A fé deve responder aos desafios modernos, como a secularização e a cultura que promove os interesses egoístas que “negam a própria dignidade humana”.

As Jornadas Russa no Vaticano foram uma iniciativa e fruto da colaboração entre o Patriarcado de Moscou, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Pontifício Conselho da Cultura.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas