Gaudium news > “A política necessita de uma autêntica sabedoria cristã”, afirma Bento XVI

“A política necessita de uma autêntica sabedoria cristã”, afirma Bento XVI

Jornada-Mundial-da-Juventud.jpg
Papa agradeceu o Pontifício Conselho por organizarem há 25 anos o Dia Mundial da Juventude, cuja última edição aconteceu em Sidney, Austrália

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 21-05-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI encontrou-se com os participantes da assembleia “Testemunhas de Cristo na comunidade política”, 24ª assembleia plenária promovida pelo Pontifício Conselho para os Leigos, em audiência particular no fim desta manhã. O encontro ocorreu no Vaticano.

No discurso feito aos participantes, o Papa destacou como deve ser a contribuição cristã para a política. Segundo Bento XVI, “o cristianismo não serve para a hegemonia política e cultural”, mas promove as raízes da verdade e da promoção humana que provêm do Evangelho.

O Papa voltou a afirmar que não se pode abrir de valores não-negociáveis em prol de um crescente relativismo. “O desenvolvimento moderno se pode realizar respeitando a dignidade humana, a subsidiariedade e a solidariedade, valores que promovem a Doutrina Social da Igreja”, afirma, ao salientar que os cristãos querem na política empenhar-se na “defesa da vida e da liberdade, na custódia da verdade e do bem da família”, baseando-se na “dialética e na procura de um largo consenso”.

Bento XVI define a política como “um âmbito muito importante do exército da caridade”. Diz desejar autênticos políticos cristãos e uma autêntica sabedoria política, porque as pessoas estariam vivendo na confusão de “um relativismo cultural e de um individualismo utilitarístico e hedonista” que “enfraquece a democracia”, favorecendo “o domínio dos poderes fortes”.

Ao final do discurso, o Santo Padre agradeceu o Pontifício Conselho pela organização, há 25 anos, dos Dias Mundiais da Juventude.

A 24ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para os Leigos se concluirá amanhã, com a apresentação de um balanço e de propostas para o futuro.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas