Gaudium news > Pontifício Conselho para Migrantes se reúne em Assembleia Plenária

Pontifício Conselho para Migrantes se reúne em Assembleia Plenária

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-05-2010, Gaudium Press) O Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes realizará de 26 a 28 de maio próximo, em Roma, nova Assembleia Plenária, com o tema “Pastoral da mobilidade hoje, no contexto da co-responsabilidade dos Estados e dos Organismos Internacionais”. Com informações da Rádio Vaticana.

Em comunicado, o dicastério explica os motivos para a implementação da Assembleia. Segundo o dicastério, não há dúvidas de que a mobilidade humana, “sinal dos tempos”, requer uma abordagem “multilateral que favoreça a contribuição específica dos Estados e dos Organismos Internacionais no processo de reconhecimento dos instrumentos internacionais existentes para combater a discriminação, e promover a cooperação mútua”.

O evento contará com a participação de 23 membros do Pontifício Conselho, formado por cardeais, arcebispos e bispos, oriundos de vários países. Eles serão auxiliados por 10 consultores, de diversas nacionalidades, e especialistas em matérias que dizem respeito à imigração.

A apresentação inicial da Assembleia será feita pelo presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Dom Antonio Maria Vegliò, que discutirá o tema do encontro fundamentado em recentes documentos publicados pelo dicastério pontifício. Uma retrospectiva sobre tudo que foi feito pelo Conselho desde a última Assembleia realizada há dois anos ficará por conta do secretário Dom Agostino Marchetto.

O desfecho do encontro se dará com a presença do Papa Bento XVI. Além disso, todos os presentes se reunirão com o pontífice, em uma audiência particular.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas