Gaudium news > Arcebispo de Santo Domingo condena proposta de aumento tributário para a caderneta de poupança

Arcebispo de Santo Domingo condena proposta de aumento tributário para a caderneta de poupança

República Dominicana (Quinta, 12-02-2009, Gaudium Press) A proposta de congressistas dominicanos de um incremento salarial à classe médica encontrou nesta quarta-feira forte oposição do arcebispo metropolitano de Santo Domingo, cardeal Nicolás de Jesús López Rodriguez, que a qualificou de “preocupante”. Isto porque a medida contempla o aumento de taxas que incidem sobre a caderneta de poupança como forma de compensar o acréscimo das despesas do governo.

O arcebispo enfatizou que não acredita ser essa é a melhor fórmula de se promover aumentos salariais, porque desincentiva a poupança e prejudica especialmente os pequenos poupadores. “É um problema sério, pois os que têm suas economias, sobretudo os que têm poucas, seriam duramente castigados”, declarou, após presidir uma eucaristia na Catedral Primada Santa Maria da Encarnação de Santo Domingo. O ato litúrgico fazia parte das celebrações pela XVII Jornada Mundial dos Enfermos.

O cardeal defendeu que se busque um mecanismo mais viável para o incremento salarial dos médicos sem o aumento tributário.

Ele afirmou que “essa não é a saída mais feliz, pois em países como o nosso, o que se necessita é estimular a poupança. Neste caso, desestimula-se aqueles que desejam economizar algo para sua família e seu futuro”.

Na homilia, o máximo representante da Igreja Católica dominicana exortou os médicos, enfermeiras e todas as pessoas que trabalham nos centros de saúde e hospitais para terem mais atenção e cuidado com os doentes, em especial crianças e idosos. Segundo o religioso, “uma enfermidade tratada com amor e dedicação é mais suportável”.

Durante a celebração, o cardeal administrou a unção aos enfermos que estavam devidamente catequizados.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas